12/10/2011 11h02

    

Ambientalistas e técnicos do Parque Zoológico Quinzinho de Barros participaram de debate na noite de terça-feira, 11, no plenário da Câmara Municipal

 

     A Câmara Municipal realizou na noite de terça-feira, 11, uma audiência pública para discutir o papel dos zoológicos e a possível aquisição de uma girafa pelo Parque Zoológico Quinzinho de Barros, proposta pelo vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB). O vereador João Donizeti (PSDB) presidiu a audiência, que havia sido requerida pelo presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS), a pedido de ambientalistas, liderados pelo ex-vereador Gabriel Bittencourt.

 

     O vereador Moko Yabiku, devido a compromissos anteriormente assumidos, não pôde participar do evento, mas encaminhou justificativa em que reiterou sua defesa da aquisição da girafa pelo Zoológico Municipal. A proposta do vereador partiu da ideia de duas crianças, há três anos, as meninas Milena Rodrigues e Letícia Pereira, e já conta com o apoio de um abaixo-assinado com 14 mil assinaturas, que foi entregue ao prefeito Vitor Lippi (PSDB), na segunda-feira, 10, pelo Grupo de Escoteiros Santana.

 

     Durante a audiência pública, o ambientalista Gabriel Bitencourt apresentou vídeos mostrando a girafa em seu habitat natural e afirmou que um animal acostumado às savanas africanas ficaria estressado no exíguo espaço de um zoológico. O ex-vereador também questionou o papel dos zoológicos no mundo contemporâneo, no que foi secundado pelos ambientalistas presentes no evento.

 

     Zoológicos em Questão – Apesar de elogiarem o Zoológico Quinzinho de Barros, considerado um dos melhores do mundo, as entidades ambientalistas presentes ao evento questionaram o papel dos zoológicos na atualidade, que “precisa ser repensado”. Para os ambientalistas, é preciso superar a visão antropocêntrica de mundo, em que os animais são vistos como propriedades dos homens, inclusive como objetivo de mero entretenimento nos zoológicos, sendo muitas vezes vítimas de maus tratos e estresse.

 

     O diretor do Parque Zoológico Quinzinho de Barros, o veterinário Adauto Veloso Nunes, que trabalha há 32 anos na instituição e é vice-presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Silvestres (Abravas), criticou os ambientalistas presentes por, segundo ele, “apresentarem apenas o lado tenebroso” dos zoológicos, ressaltando “de forma maniqueísta” seus aspectos negativos. “Zoológico apenas como vitrine de animais deixou de existir. O Quinzinho de Barros foi pioneiro em educação ambiental, mas hoje a educação ambiental é realidade na maioria dos zoológicos”, afirmou.

 

     Adauto Veloso Nunes enfatizou que o principal papel dos zoológicos é trabalhar pela conservação das espécies. “Os zoológicos são um reservatório genético. Se acontecer um cataclismo e matar todas as girafas em seu hábitat natural, elas poderão ser preservadas graças aos zoológicos”, enfatizou, citando diversos casos de conservação de espécies ameaçadas de extinção graças ao trabalho científico dos zoológicos. “O mico-leão-dourado foi reintroduzido na natureza graças a um trabalho internacional dos zoológicos”, disse.

 

     Debate ampliado – Para Gabriel Bitencourt, a audiência pública cumpriu sua proposta ao ampliar o debate sobre o zoológico. “Concordar com a vinda da girafa é a concordar com esse modelo de zoo que precisa ser mudado”, enfatizou, agradecendo ao vereador João Donizeti pela condução dos trabalhos e ao presidente da Casa, Marinho Marte, pela realização da audiência pública.

 

     No encerramento dos trabalhos, pouco depois das 23 horas de terça-feira, 11, o vereador João Donizeti elogiou a trajetória parlamentar de seu colega de bancada Moko Yabiku e enfatizou que a proposta de aquisição da girafa acabou possibilitando um debate mais amplo sobre o próprio papel dos zoológicos.

 

     João Donizeti defendeu, ainda, a criação urgente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais, com a participação de vários segmentos da sociedade. “É uma forma de pressionarmos legalmente os poderes constituídos em defesa dos animais”, salientou o parlamentar, que é autor de vários projetos de lei em defesa do meio ambiente e dos direitos dos animais.