14/10/2011 09h41

José Francisco Martinez (PSDB) é autor da proposta de instalação de rotas de fuga e portas antipânico nas escolas municipais de Sorocaba

 

Assegurar a segurança dos alunos em situações de emergência. Esse é o objetivo da Lei nº 9750 do vereador José Francisco Martinez (PSDB) publicada no Jornal do Município desta sexta-feira, 14. A nova lei determina a implantação de plano de evacuação nas escolas municipais de Sorocaba e prevê a instalação de rotas de fuga sinalizadas e de sistema de portas antipânico.

 

“Muitas vezes quando ocorrem acidentes as pessoas não sabem como agir, pois não é comum simularmos situações de risco”, justifica o vereador. 

 

O plano de evacuação para situações de emergências deverá ser elaborado conforme as normas da NBR 9077 e seu croqui exposto em diversos lugares dos prédios. O plano irá possibilitar a simulação de diversas situações e a melhor maneira de retirar alunos e funcionários com segurança.

 

Após a elaboração, funcionários, professores e alunos devem conhecer todos os procedimentos definidos. “Na ausência de um plano de emergência, um pequeno acidente pode se tornar uma catástrofe diante a confusão e o caos instalado”, conclui Martinez. 

 

A lei fixa o prazo mínimo de um ano para a prefeitura fazer as adequações nas escolas.