O relatório de conclusão dos trabalhos da Comissão Especial da Câmara de Sorocaba, que acompanha e investiga o atendimento nos Hospitais Psiquiátricos no Município, será entregue à mesa diretora em plenário, durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 18.
A Comissão, que é presidida pelo vereador Izídio de Brito Correia(PT) e têm como membros os vereadores Luis Santos (PMN - relator), José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV) e Neusa Maldonado (PSDB), foi criada com base em estudo do Flamas (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba), apresentado na tribuna popular da Casa.
Segundo esse estudo, baseado em levantamento junto ao Datasus (banco de dados do SUS) e ao SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) a média de óbitos na região é de 16,5 mortes para cada 100 leitos psiquiátricos, enquanto a média nos dois maiores hospitais psiquiátricos do Estado não passa de sete óbitos para cada 100 leitos.
A conclusão e as propostas previstas no relatório são baseadas nos depoimentos colhidos durante as oito oitivas de envolvidos com o tema, nas visitas feitas a dois hospitais psiquiátricos do município e também, nos debates feitos durante as diversas reuniões realizadas pelos membros. Os trabalhos da Comissão Especial foram feitos entre março e agosto desde ano.
Após o término da sessão ordinária, às 13h30, na sala de reunião da Câmara Municipal, os membros da Comissão receberão a imprensa para apresentar o relatório e esclarecer detalhes sobre o documento.
Assessoria de Imprensa – Vereador Izídio de Brito (PT)