24/10/2011 17h05

Parlamentar enfatiza a reincidência, referindo-se a outro episódio fatal ocorrido em julho

 

Consternado com o terrível acidente ocorrido na tarde deste domingo (23), que vitimou um trabalhador no pátio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sorocaba, o vereador Helio Godoy (PSD) protocolou nesta segunda-feira um Requerimento solicitando informações, cobrando medidas de segurança e agilidade nas investigações sobre as causas do acidente.

No documento, o parlamentar questiona se o SAAE conta com a presença de engenheiro durante a execução das obras; como que ocorre a fiscalização quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI); se existe, na autarquia, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); e quais medidas estão sendo tomadas para evitar que outros acidentes ocorram.

Helio Godoy lembra que num prazo de três meses esse é o segundo episódio que leva um trabalhador do SAAE a óbito. “Em julho passado, na Zona Industrial, dois funcionários morreram soterrados, e na época a Defesa Civil interditou a obra por não apresentar condições ideais de segurança. Ou seja, houve reincidência na falta de cuidado por parte dos responsáveis pela segurança do funcionário”, ressaltou.

Além de trabalhador do SAAE, Helio Godoy conta que o funcionário morto neste domingo era seu amigo, pois participa ativamente das atividades religiosas da comunidade católica, sendo coordenador do grupo de oração da igreja do Sagrado Coração do Jardim Ipiranga e ministro da Eucaristia da Paróquia Santuário São Judas.

A pedido do padre Flávio, o corpo foi velado no Santuário, sendo transferido à tarde para Itaberá/SP, cidade definida pelos familiares para o sepultamento.

Juntamente com parentes e amigos do morto, Helio Godoy esteve durante toda a manhã prestando auxílio à família enlutada.

O caso

Sergio Fernando Tortelli da Rosa tinha 54 anos e trabalhava, havia dois meses, no SAAE Sorocaba. Na tarde deste domingo, por volta das 14h30, foi atingido por uma chapa de aço de 4m x 2m, pesando 1,5 tonelada, no pátio do Centro Operacional da autarquia, localizado na Avenida Camilo Júlio, e morreu na hora.

 Assessoria de Imprensa – Vereador  Helio Godoy (PSD)