Ação faz parte de proposta que institui campanha de proteção ao pedestre em Sorocaba
A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, na sessão desta terça-feira (25), requerimento de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) onde ela solicita, ao Poder Executivo, estudos para identificação dos pontos onde há maiores índices de atropelamentos, determinando esses locais como “zonas de máxima proteção aos cidadãos”, onde deverá haver maior sinalização e permanência de agentes de trânsito.
No mesmo requerimento, a parlamentar pede a instituição de uma campanha de proteção ao pedestre, visando melhorar as relações no trânsito. A campanha visa, segundo a proposta, orientar os pedestres sobre seus direitos e obrigações, e sobre a conduta correta no trânsito para evitar atropelamentos. Por outro lado, a campanha deverá orientar os motoristas sobre os direitos do pedestre, principalmente reforçando a preferência deles nas faixas de travessia.
“Por um lado, os pedestres reclamam da falta de respeito do motorista para com eles, desrespeitando as faixas de travessia. Por outro, os motoristas reclamam que os pedestres atravessam em qualquer lugar, ampliando a possibilidade de riscos de acidentes”, afirma a vereadora. “Precisamos gerar e reforçar a cultura de respeito mútuo no trânsito, e é o que buscamos com uma campanha intensiva”, diz.