Durante reunião, realizada na tarde desta terça-feira, 25, os vereadores que fazem parte da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Sorocaba escolheram os nomes do presidente e do relator nos trabalhos de investigação de denúncias recebidas contra o vereador José Crespo (DEM).
Os parlamentares presentes decidiram pelos nomes de Rozendo Oliveira (PV), para a presidência, e de Anselmo Neto (PP), para a relatoria. Além dos dois vereadores, estavam na reunião Irineu Toledo (PRB), Emílio Ruby (PSC), Vitor do Super José (PRP), José Francisco Martinez (PSDB) e Cláudio do Sorocaba I (PR).
A Comissão de Ética irá analisar a denúncia do assessor jurídico Marcos Maciel Pereira sobre declarações do vereador José Crespo, no uso da tribuna, a respeito de pareceres emitidos por assessores jurídicos da Câmara, em relação a projetos de sua autoria.
Segundo o servidor, o parlamentar teria insinuado que os advogados da Secretaria Jurídica recebem algum tipo de vantagem da Prefeitura para elaborar “pareceres tutelados pelo prefeito”. O funcionário alega que, desta forma, o vereador teria infringido o Código de Ética do Legislativo.
A próxima reunião da comissão foi agendada para o dia 3 de novembro, quando os vereadores deverão decidir sobre o método de condução dos trabalhos de investigação das denúncias.