27/10/2011 17h51
 

A medida defendida pelo vereador João Donizeti (PSDB) seria uma compensação ambiental do Programa Sorocaba Total

 

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, está solicitando a transformação em parque ecológico de uma mata localizada na Rua José Joaquim Lacerda. A reivindicação é da própria comunidade, que, há mais de dois anos, vem se mobilizando pela criação do parque.

 

A área verde que a comunidade da região quer ver transformada em parque tem 51 mil metros quadrados, conta com quatro nascentes, um bosque denso e uma rica biodiversidade vegetal. “Essa mata já foi até objeto de pesquisa em educação científica por parte de alunos e professores da Escola Flávio de Souza Nogueira”, lembra João Donizeti.

 

Em seu requerimento, o vereador solicita à Prefeitura que avalie a possibilidade de desapropriar lotes particulares existentes no local com o objetivo de implantar o Parque Ecológico. “Seria uma forma de termos uma compensação ambiental devido ao Programa Sorocaba Total, que, a despeito de sua importância para o desenvolvimento da cidade, provoca impactos ambientais”, argumenta João Donizeti.

 

O vereador apresentou projeto de lei propondo a transformação da mata da Rua J. J. Lacerda em “área de especial interesse ambiental” e tornando obrigatório o estudo de impacto ambiental para qualquer mudança capaz de alterar a área, como a poda drástica de árvores ou obras que impermeabilizem o solo. A comunidade escolar também mobilizou moradores da região e vários segmentos da sociedade, realizando um abaixo-assinado em defesa da criação do parque que reuniu 3.500 assinaturas.