No ato da nomeação o servidor aprovado fará opção pela remuneração do novo cargo ou do cargo de origem; havendo reprovação no estágio probatório, o servidor será reconduzido ao cargo de origem.
A Câmara de Sorocaba vota na Sessão Ordinária desta terça-feira (01/11) o Projeto de Lei nº 411/11 de autoria do vereador Helio Godoy (PSD) que garante ao funcionário público concursado prestar novo concurso mantendo os benefícios adquiridos durante a carreira.
O funcionário público investido no cargo poderá solicitar vacância para assumir um novo posto dentro da administração pública direta, autarquia e fundacional, sem perder suas conquistas. “Atualmente, pelo Estatuto do Servidor, o funcionário tem de pedir exoneração do cargo para assumir outro, perdendo, assim, o vínculo, não podendo retornar ao antigo posto”, disse Godoy.
Outro ponto contemplado no Projeto é que havendo inabilitação no estágio probatório, o servidor estável será reconduzido ao cargo de origem. “Nossa lei garante, com segurança, a progressão profissional do servidor, incentivando o seu desenvolvimento profissional e sua ascensão financeira”, completou.
Conforme explicou o parlamentar, o Projeto de Lei baseou-se em ampla pesquisa nas leis e contatos com funcionários, e representa um incentivo para o aperfeiçoamento profissional do servidor em novas áreas do conhecimento, através de cursos técnicos ou superiores. “A própria administração municipal será beneficiada com a melhoria na qualificação de seus servidores, bem como a população em geral, com serviços públicos de melhor qualidade”, justificou.
A data de apresentação do Projeto de Lei foi escolhida por Godoy em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado na sexta-feira, dia 28. “A Prefeitura de Sorocaba conta com mais de 10 mil funcionários, sendo, portanto, o maior empregador da cidade. Por isso entendemos que a melhoria da qualificação profissional seja necessária e constante, e
como legisladores devemos apresentar proposta que garantam melhorias na vida do servidor público municipal”, finalizou Godoy.
Assessoria de Imprensa - Vereador Helio Godoy (PSD)