A instalação de pelo menos mais um batalhão da Polícia Militar em Sorocaba é defendida pelo vereador José Crespo como sendo a maneira mais adequada de se garantir a melhoria das condições de segurança para a população.
Crespo forma sua convicção com base nos números, que comprovam uma desigualdade no tratamento de Sorocaba em relação a outros municípios, por parte do comando da corporação ou de seu responsável, no caso o governador do Estado.
- Com pequena diferença entre o apurado no censo do IBGE de 2.010, em todo o território paulista existem 42 milhões de habitantes e, também aproximado, 138 mil policiais militares. Todo mês, pelo menos 11.500 PMs estão em gozo de férias e se, numa estimativa, 4,7% (6.500) estiverem afastados por outros motivos, inclusive de saúde, teríamos aí então, em números redondos, 120 mil policiais de serviço no mês, calcula Crespo, acrescentando:
- Acontece que eles fazem escala na base de 12 horas trabalhadas para 36 de descanso, o que somam 48, ou dois dias. São necessários quatro PMs para dotar um determinado local com policiamento o tempo todo. Ou seja, na verdade, no Estado inteiro, para atender a 42 milhões de habitantes, existem em tese apenas 30 mil policiais atuando 24 horas por dia. Isso dá a média estadual de um policial para cada grupo de 1.400 habitantes.
Em Sorocaba, onde existem 651 policiais lotados no único batalhão existente (o 7º), sempre há 55 de férias e 30 afastados por outros motivos, na mesma estimativa de 4,7%. Haveriam então, na verdade, 566 policiais disponíveis para o trabalho, cumprindo quatro turnos diários de seis horas. Os números indicam assim que, a todo momento, existem apenas 140 policiais militares trabalhando em Sorocaba, uma cidade com mais de 600 mil habitantes – um PM para cada grupo de 4.280 moradores.
- É um absurdo. Se no Estado inteiro a média é de um policial para cada grupo de 1.400 habitantes trabalhando a todo momento, por que em Sorocaba esse número pula de um policial para cada 4.280 habitantes? Será que nas outras cidades o índice de criminalidade é tão mais elevado assim do que em Sorocaba? Será que estamos morando no paraíso e ainda não sabemos e corremos o risco de, uma hora para outra, sermos invadidos por hordas de criminosos, incentivadas pela falta de policiamento na cidade?, indaga o vereador Crespo.
- Considerando a média do Estado, onde há um policial para cada 1.400 mil habitantes trabalhando o tempo todo, aqui em Sorocaba deveríamos ter 430 PMs nessas condições, e não apenas 140, como acontece hoje. É por isso que defendemos a instalação, já, de pelo menos mais um batalhão da PM em nossa cidade. Isso não resolveria de imediato o problema da falta de policiamento ostensivo, mas com certeza iria reduzir suas dimensões.
- Todos os valorosos policiais militares, do soldado ao coronel, sabem da situação precária
Assessoria de Imprensa - Vereador José Crespo (DEM)