03/11/2011 17h17
 

Nesta quinta-feira (3), o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Marinho Marte (PPS),  e o  vice-presidente da Casa de leis, Francisco França (PT) estiveram reunidos com uma comissão de representantes dos moradores de uma área do Central Parque, na sala de reuniões do Legislativo. França foi procurado pelos munícipes há alguns dias, afirmando terem sido convocados para uma reunião com uma assistente social na Prefeitura, quando tomaram conhecimento de que seriam retirados da área onde residem, pois o programa viário “Sorocaba Total” tem traçado naquela localização.

Na ocasião os munícipes foram informados que serão transferidos da área verde para conjuntos residenciais verticais, localizados na zona norte, todos do programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida. Muitas dúvidas em relação à transferência foram colocadas para França e Marinho durante o encontro. O tamanho dos apartamentos, já que muitas famílias são numerosas e os imóveis são de 50m²; o valor a ser pago pelos imóveis, e se todas as residências da Rua Érico Veríssimo serão atingidas pelos projeto viário.

Presente na reunião, a convite de Marinho Marte, o engenheiro Valmir Almenara, coordenador do Sorocaba Total explicou aos moradores o traçado do projeto e tirou algumas dúvidas relativas às novas residências. Segundo ele, os imóveis poderão ser adquiridos por pessoas com renda até R$ 1.600, mesmo que tenha restrição no nome. Além disso, famílias numerosas, com agregados poderão fazer inscrição para obter um segundo imóvel. O valor da prestação é de R$ 10% da renda familiar.

Definição – França solicitou a Almenara para que junto ao consórcio responsável pelas obras do “Sorocaba Total” fizesse uma avaliação se realmente será necessária a remoção de todas as casas do local, ou se ainda, é possível preservar algumas delas. Marinho pediu estudo para algum tipo de adequação no traçado com o objetivo de manter parte das residências na rua.

O engenheiro se comprometeu em providenciar uma análise e voltar a conversar com os vereadores e com a comissão de moradores para uma posição final sobre a demanda. O novo encontro ficou agendado para o próximo dia 17, às 11 horas, na sala de reuniões da Câmara Municipal.

Primeiro encontro – Na terça-feira, dia 1, o vereador Francisco França esteve no bairro, a convite dos munícipes para tratar da questão. Ele ouviu atentamente a população, sanou algumas dúvidas primárias, e agendou a reunião para esta quinta-feira no Legislativo quando ficou de passar novas informações sobre o problema aos munícipes.