A Câmara Municipal sediou na manhã desta quarta-feira, 9, audiência pública de iniciativa do vereador Anselmo Neto (PP) para discutir a inserção do serviço de podologia na Rede Municipal de Saúde.
Definida como a ciência que trata dos pés ou terapia nos pés a podologia inclui o tratamento de doenças de pele, ungueais e estruturais nos pés de crianças e adultos, incluindo o ‘pé diabético’. De acordo com os profissionais presentes, de
Neto destacou que a podologia não é regulamentada como profissão e que um dos objetivos é viabilizar essa situação no município, além da ampliação do atendimento. Para isso o vereador dará encaminhamento ao tema, marcando reunião com o secretário municipal de Saúde.
Além de Neto, participaram da audiência os vereadores Ditão Oleriano (PMN), Rozendo Oliveria (PV) e Claudemir Justi (PSDB).
Podologia na rede: Segundo Clarice Bramante, podóloga da Policlínica, o hospital, único que presta o serviço de podologia no município, atende de
Para Regina Gonzáles, supervisora de Área da Saúde da Policlínica, a inclusão de podólogos nos postos de saúde é inviável, sendo a educação e prevenção, visando o autocuidado, a via mais importante.
Em nome da categoria, a podóloga Doralice Santana disse que vai continuar lutando pela ampliação do atendimento, seja em toda a rede ou dentro da própria Policlínica.