17/11/2011 09h19
 

Promovido pelo vereador João Donizeti (PSDB), o encontro contou com a participação de escolas e de militantes do movimento negro

 

O estudo da história e da cultura negra na rede pública estadual de educação em Sorocaba foi objeto de audiência pública realizada na Câmara Municipal, na noite de quarta-feira, 16. A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que presidiu o encontro. A audiência pública foi acompanhada de uma exposição sobre países africanos, elaborada por alunos de escolas públicas estaduais sob a orientação de seus professores.

 

A obrigatoriedade do estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas do ensino fundamental e médio foi um dos temas debatidos na audiência pública, que contou com a participação de vários representantes de entidades negras, como o Nucab (Núcleo de Cultura Afro-Brasileira), o Centro Cultural Quilombinho e a Associação Avante Zumbi, entre outras.

 

A professora Mariana Martha Cerqueira Silva, orientadora pedagógica do Centro Cultural Quilombinho e membro do Conselho Municipal do Negro, observou que pouco tem acontecido nos bancos escolares para reverter o caráter eurocêntrico do conhecimento científico e defendeu que é preciso valorizar outras culturas, como a negra e a indígena. Para isso, Mariana Martha sustentou que é essencial o investimento na formação de professores.

 

O professor Ademir Barros dos Santos, do Nucab (Núcleo de Cultura Afro-Brasileira), proferiu palestra sobre a cultura negra, fazendo um apanhado histórico da questão, desde as origens africanas dos escravos brasileiros até aspectos estéticos, linguísticos e religiosos da cultura negra, passando pela inserção do negro na sociedade. Ademir dos Santos enfatizou que é preciso educar as crianças para impossibilitar o racismo.

 

Ao término dos trabalhos, o vereador João Donizeti destacou a importância da audiência pública e defendeu uma mudança de paradigmas na sociedade, salientando a importância de uma cultura calcada na paz e no respeito à diversidade. O parlamentar fez um desafio ao movimento negro, defendendo que seja realizada uma conferência sobre a questão do negro em Sorocaba.