18/11/2011 09h19
 

     Promovida pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), a sessão solene contou com ampla participação de representantes de entidades negras no município.

 

     O Dia da Consciência Negra – celebrado em 20 de novembro de cada ano em homenagem a Zumbi dos Palmares – foi comemorado na noite de quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador José Francisco Martinez (PSDB). A sessão solene – com a galeria lotada – contou com a presença do vice-prefeito José Ailton Ribeiro; da secretária de Cidadania, Maria José de Lima; do secretário de Cultura, Anderson Santos; e do representante da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Edson Inocêncio, além de representantes de várias entidades do movimento negro no município.

 

     Em seu discurso em homenagem aos negros, Martinez afirmou que “a história do povo negro é uma das mais ricas de toda a humanidade” e observou que, agora, ela deixou de ser “contada na terceira pessoa”, como antes, e passou a ser narrada pelos próprios negros, com autonomia. O vereador lembrou também a importância dos escravos negros no desenvolvimento do comércio urbano e até na criação da caderneta de poupança, já que eles estiveram entre os primeiros poupadores do país, com o objetivo de comprar a própria liberdade.

 

     Além de Zumbi dos Palmares, José Francisco Martinez rememorou grandes personalidades negras da história do Brasil, como o aclamado compositor erudito José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), que formou toda uma geração de músicos, incluindo Francisco Manuel da Silva (1795-1865), autor do Hino Nacional Brasileiro. E também lembrou a heroica trajetória do advogado Luiz Gama (1830-1882), um filho de escrava que se tornou paladino da liberdade dos negros.

 

     Grande participação – O vereador Benedito Oleriano (PMN), presente na solenidade, homenageou a cultura negra com um poema, lido pela coordenadora do Centro Cultural Quilombinho, Rosângela Alves. O presidente do Conselho Municipal do Negro, Márcio Brown, também apresentou um número musical. O padre João Campos, Cidadão Sorocabano por iniciativa de Martinez, também fez uso da palavra. E, durante a solenidade, o auditório entoou vários clássicos da música popular brasileiras, todos de raízes negras.

 

     Durante a sessão solene, o vereador José Francisco Martinez homenageou, com placas comemorativas, pessoas que desenvolvem um trabalho importante em prol da cultura negra em suas respectivas áreas de atuação. São eles: o jornalista José Dezidério, o percussionista Manoel Batista Faria Neto, o jogador de basquete Fernando Vera, o estilista Jorge Varella Passos, o ativista Marco Antonio Pereira e as cabeleireiras Vera Maria da Silva e Ana Paula Gonzaga.