O engenheiro e artista plástico Mário Mattos, de 87 anos, recebeu o Título de Cidadão Sorocabano, por iniciativa do vereador José Francisco Martinez (PSDB)
O engenheiro e artista plástico Mário Mattos – que foi um dos líderes da luta pela redemocratização em Sorocaba – recebeu o Título de Cidadão Sorocabano, em sessão solene realizada na Câmara Municipal na noite de quinta-feira, 24. A iniciativa foi do vereador José Francisco Martinez (PSDB), atendendo sugestão do vereador licenciado Paulo Mendes, atual secretário de Governo e Relações Institucionais.
Natural de Pelotas e profundo conhecedor da cultura tropeira, o gaúcho Mário Mattos completa 87 anos no próximo dia 12 de dezembro. Durante 30 anos – 25 dos quais em Sorocaba – morou e trabalhou no interior paulista como engenheiro agrônomo e perito de terras. “Mário Mattos sempre atuou ao lado da Justiça, no combate à grilagem e em defesa dos verdadeiros agricultores”, afirmou Martinez em seu discurso na solenidade, ressaltando também o papel do homenageado na cultura tropeira.
A exemplo de Martinez, o secretário de Governo, representando o prefeito Vitor Lippi, falou da importância histórica do homenageado em Sorocaba. Segundo Paulo Mendes, Mário Mattos, devido à sua serenidade e credibilidade pública, atuava como mediador entre os grupos radicais e moderados que combatiam o regime militar no município, liderando a luta pela anistia e a campanha das Diretas-Já. “Aprendi muito com o exemplo de Mário Mattos”, afirmou Paulo Mendes.
Alma tropeira – Usando a tribuna, o homenageado emocionou os presentes ao relembrar figuras históricas de Sorocaba, citando de memória eventos que vivenciou na região. Mário Mattos definiu o sorocabano e seus vizinhos como um “tropeiro de alma grande”, disposto a ajudar o próximo. E relatou episódios de sua chegada na região, que exemplificam, segundo ele, essa alma solidária do tropeiro.
Além das autoridades citadas e de familiares e amigos do homenageado (que vieram inclusive de municípios vizinhos, como Pilar do Sul), a solenidade contou com a presença do presidente da Academia Sorocabana de Letras, Geraldo Bonadio; da jornalista Juliana Simonetti, editora do caderno “Mais Cruzeiro”, do jornal Cruzeiro do Sul; do vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, Abílio Tunes Soares; e do diretor substituto do Escritório de Desenvolvimento Rural de Sorocaba, Carlos Alberto Moura.