A iniciativa de refletir sobre os 10 anos do MPPU no Brasil, que se inspira no Movimento dos Focolares, foi do vereador José Crespo (DEM)
Os 10 anos do Movimento Político pela Unidade (MPPU) – que busca incentivar o diálogo e a ação conjunta dos diferentes segmentos sociais, independentemente de sua filiação partidária – foi objeto de audiência pública realizada na Câmara Municipal na noite de quarta-feira, 30 de novembro. A iniciativa foi do vereador José Crespo (DEM). A audiência pública contou com a presença do presidente nacional do MPPU, Sérgio Prévidi, e a participação de membros do movimento não só de Sorocaba como também de outros municípios da região.
O Movimento Político pela Unidade inspira-se no Movimento dos Focolares, criado pela italiana Chiara Lubich (1920-2008), e surgiu em 1996, em Nápoles, na Itália, a partir de um encontro entre a fundadora e líder dos focolares e um grupo de personalidades públicas com as mais diferentes formações culturais e opções políticas. No Brasil, o movimento está presente em 17 Estados e, segundo seus integrantes, busca fomentar a fraternidade e o bem comum, sendo aberto à participação de todos os interessados em comungar desses valores.
Para Crespo, o MPPU propõe a participação política consciente do cidadão. “Se o voto consciente fosse adotado pela maioria, isso tornaria as campanhas eleitorais bem mais baratas, sem a necessidade de financiamento público ou privado”, enfatizou o parlamentar. Reforçando vários pronunciamentos durante a audiência pública, Crespo enfatizou que a proposta do MPPU e do Movimento dos Focolares é uma espécie de bússola, que contribui para humanizar a política e os políticos.