Destinado a mulheres que se destacam na luta pela cidadania, o prêmio é entregue anualmente pela Câmara Municipal de Sorocaba
Promovido pela Câmara Municipal de Sorocaba, o Prêmio Salvadora Lopes — destinado a agraciar mulheres que se destacaram na luta pela cidadania e na defesa dos direitos da mulher — está com inscrições abertas até 15 de dezembro próximo. O prêmio foi instituído pela Resolução nº 309, de 30 de maio de 2006, e confere, anualmente, o Diploma Mulher-Cidadã a cinco mulheres de diferentes áreas.
A indicação da candidata ao Diploma Mulher-Cidadã deverá ser encaminhada à mesa diretora da Câmara Municipal acompanhada do respectivo currículo da possível homenageada, acompanhado de justificativa. Para proceder a apreciação das indicações e à escolha das agraciadas será constituído o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Salvadora Lopes, composto por um representante de cada partido político com assento na Câmara Municipal.
Salvadora Lopes — Líder operária e feminista, Salvadora Lopes nasceu em 28 de agosto de 1918 em Avaré, filha dos imigrantes espanhóis Encarnación Lopes Peres e Juan Lopes Andreo. Sua família mudou-se para Sorocaba quando ela estava com dois anos de idade. Antes de completar dez anos, deixou a escola e foi trabalhar na indústria têxtil. Em 1930, com apenas 12 anos, participou de sua primeira greve e, aos 21 anos, já era uma líder operária respeitada, chegando a ser presa várias vezes.
Em 1947, Salvadora Lopes foi eleita vereadora em Sorocaba, mas não tomou posse. Seu partido, o PST, foi indeferido no município pela Justiça Eleitoral e seus 14 vereadores eleitos (praticamente a metade da Câmara Municipal da época, composta de 31 membros) foram cassados. Salvadora Lopes morreu em 19 de dezembro de 2006, aos 88 anos. Sua vida está retratada no livro Salvadora!, do historiador Carlos Cavalheiro, publicado em 2001 pela Lei de Incentivo à Cultura.
O endereço da Câmara Municipal de Sorocaba, para onde devem ser remetidas as indicações ao prêmio, é Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.945, Alto da Boa Vista - CEP 18013-904. Telefone: (15) 3238-1111.
(Foto: Werinton Kermes)