Em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira,
“A nossa corporação centenária, comemora amanhã seu aniversário de fundação e é com grande satisfação que a Câmara realiza esta solenidade. A Casa do povo é um local especial para prestarmos esta homenagem a nossa corporação, principalmente pelo excelente trabalho prestado”, disse o vereador Rozendo dando abertura à sessão.
O coronel Rozendo iniciou a solenidade lembrando algumas passagens marcantes da história da PM seguido de um vídeo explicativo sobre as ações da corporação, que conta hoje com o efetivo de 100 mil militares no Estado.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo foi fundada em 15 de dezembro de 1831 pelo brigadeiro sorocabano Rafael Tobias de Aguiar, o Brigadeiro Tobias (1794-1857), que foi presidente da então Província de São Paulo em dois períodos (1831-1835 e 1840-1841), além de ser um dos líderes da Revolução Liberal de 1842. O Brigadeiro Tobias é patrono da Polícia Militar de São Paulo.
“Somos nós que por opção entramos nessa corporação para prestar serviço à família sorocabana. Sabemos o esforço de cada policial para que a população tenha a sensação de segurança e a própria segurança”, destacou Rozendo.
O parlamentar entregou uma placa alusiva à data ao tenente-coronel do CPI-7, Vitor Gusmão. Em seguida foram feitas as homenagens da própria corporação aos policiais, com a entrega da Medalha de Valor Militar de bronze, prata, e ouro aos militares com mais de 10, 20 e 30 anos de serviço.
Coronel Rozendo também homenageou policiais militares que em ação recente apreenderam mais 300 quilos de drogas.
Além de autoridades civis e militares, participaram da solenidade, representantes da sociedade e do Conseg, os secretários municipais de Segurança Comunitária, Roberto Montgomery, e de Desenvolvimento Econômico, Mario Tanigawa, e o presidente da OAB, Alexandre Ogusuku.