Vereador do PSD defende retirada da linha férrea do centro da cidade como solução para as enchentes da marginal do rio Sorocaba
O vereador Helio Godoy (PSD) protocolou na Câmara Municipal, Requerimento convocando Audiência Pública para o dia 21 de março, a partir das 14h, cujo objetivo é debater com especialistas, autoridades e a população, o atual sistema de transporte de cargas e de passageiros de Sorocaba, propondo um novo modelo e a reorganização dos modais.
Godoy é presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias e integrante da de Ciência e Tecnologia no Legislativo.
Conforme adiantou o parlamentar, já foram realizadas várias reuniões, inclusive com a participação de representantes da ALL (América Latina Logística) e da Concessionária CCR Rodovias, para discutir questões como a reorganização dos modais, viabilidade de construção de anel viário e, também, a utilização da atual malha férrea para transporte de passageiros.
Em seu requerimento, Helio Godoy mostra sua preocupação com o volume e o tipo de carga transportada pelos vagões que cortam o centro de Sorocaba. “Muitas dessas cargas são consideradas perigosas, entre elas, a de combustível”, cita.
O parlamentar sustenta, ainda, que muitos dos problemas apresentados pelo trânsito nas principais vias do centro, bem como por aquelas cortadas pela linha férrea poderiam ser minimizados e solucionados com a retirada dos trens de carga. “Aproximadamente dez trens cortam a cidade todos os dias em vários pontos onde existem pontes, viadutos e passagem de nível, colaborando para a interrupção do tráfego e o estrangulamento do trânsito”, afirma.
Godoy ressalta que as conseqüentes inundações das marginais do rio Sorocaba obrigaram a administração municipal a promover obras que não resolveram o problema das enchentes da malha viária por conta, principalmente, da linha férrea que corta a região nos pontos mais baixos. “Uma ação em conjunto envolvendo a retirada das famílias das áreas de risco e a reorganização dos modais, poderá resultar num cenário positivo, evitando os transtornos que hoje a cidade passa toda vez que chove de forma intensa. “Nossa proposta é retirar os trens de carga do centro da cidade, com a construção de um anel ferroviário na rodovia Castelinho, na Zona Industrial, e utilizar a malha viária existente para transporte de passageiros”. Isso porque, segundo relata o vereador, estudos mostram que com a retirada dos vagões de carga, será possível elevar o nível das pistas de rolamento das principais avenidas, evitando enchentes nesses locais, bem como o alargamento de pontes e viadutos.
Para Helio Godoy, a construção de um novo anel ferroviário proporcionará desenvolvimento para as regiões interligadas e facilitará a movimentação de carga, principalmente para a região da Zona Industrial, incluindo a empresa Toyota e o novo Parque Tecnológico. Dessa forma, Sorocaba poderá ser incluída no projeto do Governo do Estado, de interligar a Capital com as principais cidades do interior, através de composição de média velocidade. “Além disso, considerando que a cidade já comporta trem de superfície, as linhas existentes poderiam ser reaproveitadas para interligar vários bairros com o centro, oferecendo transporte público com maior comodidade, rapidez e preço de passagem mais acessível à população”, conclui Godoy.
Assessoria de Comunicação - Vereador Helio Godoy (PSD)