Foi aprovado durante a sessão desta terça-feira, dia 14, requerimento do vereador Izídio de Brito Correia (PT) que cobra informações do Executivo quanto a investimentos e obras de prevenção de acidentes realizadas nas adutoras instaladas na Serra de São Francisco, responsáveis pelo abastecimento água em Sorocaba.
No documento, o vereador cita o deslizamento ocorrido em 2004, que prejudicou o abastecimento do município por dias e gerou, desde então, altos investimentos corretivos e preventivos na região da Serra de São Francisco.
“Porém, a última obra contratada, que custou um investimento de mais de R$ 15 milhões, começou em setembro de 2010, com prazo previsto de um ano, não foi finalizada”, ressalta o petista. A nova data prevista para a entrega da obra é março de 2012.
Através do requerimento, o petista está solicitando o total de gastos com as obras das adutoras desde 2004, suprido de cópias dos contratos, aditamentos e recibos. "Queremos saber o que de fato foi feito em todos esse anos e o custo disso", explica Izídio.
Os acidentes
As obras de prevenção de acidentes nas adutoras instaladas na Serra de São Francisco iniciaram-se há mais de dois mil quinhentos e sessenta dias, com o objetivo de evitar a repetição de dois acidentes ocorridos na década passada
O primeiro foi registrado em 26 de janeiro de 2004. Em consequência de um deslizamento de pedras provocado pelas chuvas, houve o rompimento das quatro adutoras. Com isso, aproximadamente 85% da cidade ficou sem o abastecimento de água por seis dias seguidos.
Já o segundo acidente, também decorrente de um deslizamento, aconteceu na madrugada de três de janeiro de 2006 e provocou o racionamento de água por cinco dias.
As obras de prevenção
Com o objetivo de evitar um novo rompimento das adutoras decorrente de acidentes, um estudo geológico foi realizado e apontou os pontos de maior risco e qual seria o tipo de proteção necessário a ser utilizado nas encostas da Serra de São Francisco.
A partir desse estudo, valas, alambrados, cortinas de aço, entre outros, foram implantadas, além de outros tipos de intervenções.
Assesoria de Imprensa - Vereador Izídio de Brito (PT)