22/02/2012 16h38

Saúde pública é o tema da campanha deste ano pela CNBB

 

Na última sexta-feira (17) a Câmara de Sorocaba realizou Audiência Pública para debater o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que está sendo lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas em todas as paróquias do Brasil (inclusive pela Arquidiocese de Sorocaba).

 

E pela sexta vez consecutiva, e sempre com iniciativa do vereador Helio Godoy (PSD), o Legislativo sorocabano sediou importante encontro para debater com a população e especialistas, além de autoridades locais, os temas abordados pela Campanha da Fraternidade.

 

Este ano a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) adotou o tema: “Fraternidade e Saúde Pública”, cujo lema é: “Que a Saúde se Difunda sobre a Terra”.

 

Segundo o vereador Helio Godoy “é de suma importância o engajamento de toda a sociedade neste debate, pois é mais um grande desafio a ser vencido pela sociedade brasileira e também local, em oferecer atendimento médico e hospitalar para quem precisa, e que o SUS - Sistema Único de Saúde que é referência de universalização do acesso à Saúde para o mundo todo, seja aprimorado e que garanta esse direito fundamental, de dar a quem dele necessite saúde de qualidade”, ressaltou.

 

Não é a primeira vez que a CNBB convida a população para discutir e refletir sobre esse assunto. Conforme explicou a coordenadora da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Sorocaba, Anice Souza, o grande objetivo neste ano com o tema é promover orientação à comunidade sobre o funcionamento do sistema público de saúde. Ou seja, esclarecer à população onde esta deve procurar atendimento médico para cada necessidade, evitando, assim, ficar longas horas em filas de hospital quando, na verdade, bastaria procurar por um Pronto Atendimento para resolver o problema, e vice-versa.

 

O médico Dr. Humberto Cenci Guimarães, palestrante da noite, abordou o desafio da saúde pública afirmando que não depende tão somente do Poder Público, mas também da conscientização da população no uso adequado dos equipamentos oferecidos, buscando atendimento quando o caso é grave no setor de emergência, mas quando o caso é “de menor gravidade", buscar esse atendimento na rede básica. Dessa forma, entende o médico, otimiza o sistema e promove um melhor atendimento a todos.

 

Representou a Arquidiocese de Sorocaba e Dom Eduardo Benes, o Vigário Geral, Padre João Alampe. Ainda esteve presente, além do vereador Helio Godoy, o vereador Anselmo Neto.

 

Participaram da Audiência Pública representantes de diversas paróquias de Sorocaba e de cidades da região como Votorantim, Salto de Pirapora e Iperó, além de padres, diáconos, seminaristas e convidados.

 

Finalizando, Godoy lamentou a ausência de representante da Secretaria Municipal de Saúde.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Helio Godoy – PSD)