Na pauta da sessão ordinária desta terça-feira (28), em primeira discussão, está o projeto de autoria do vereador Francisco França, líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Sorocaba, que regulamenta o uso de aparelhos sonoros no interior dos veículos que atendem o transporte público urbano de Sorocaba.
Segundo o vereador, a popularização da tecnologia e consequentemente a modernização dos celulares facilitou a interatividade, porém, também acelerou uma invasão de privacidade que tem incomodado muita gente, principalmente nos ônibus. Usuários estão utilizando os celulares para ouvir músicas em alto volume.
De acordo França, o projeto (413/2011) surgiu das inúmeras reclamações recebidas por ele sobre o desrespeito comum no interior da frota que atende o transporte público do município. O vereador disse ainda que, além dos usuários reclamarem, os trabalhadores do transporte coletivo também sofrem com o problema, afinal convivem com isso durante jornada que ultrapassa seis horas.
Os motoristas reclamam que o alto volume atrapalha a concentração para conduzir o veículo e ouvir o aviso sonoro de parada. “Esses fatores aumentam o estresse da categoria”, enfatizou.
Além de proibir o alto volume nos aparelhos celulares e outros aparelhos, o projeto de França obriga as empresas prestadoras de serviços no transporte público, a afixarem cartazes para dar publicidade à lei.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Francisco França – PT)