26/02/2013 09h41

Muri está preocupado com o planejamento da região de Brigadeiro Tobias

 

O vereador Muri de Brigadeiro (PRP) se reuniu com o engenheiro Marco Antônio Bengla Mestre para receber informações sobre o processo de revisão Plano Diretor referente à região de Brigadeiro Tobias. "Queremos fazer o melhor para o bairro. O Plano Diretor a ser aprovado precisa ser um documento duradouro como devem ser os bons planos diretores", disse Muri, ao destacar a preocupação com a qualidade de vida das gerações futuras.


Muri ouviu a exposição do engenheiro e conferiu informações em mapas. O Plano Diretor disciplina não só o crescimento urbano como a forma que irá ocorrer. Segundo Mestre, Sorocaba está em fase de expansão e isso implica o planejamento de acessos viários compatíveis com o nível de ocupação.


Outra preocupação do engenheiro está relacionada às interferências do adensamento populacional causada pelos conjuntos habitacionais verticais. Mestre defende mecanismos que levem em conta a qualidade de vida da população como um todo.


Novas reuniões deverão ser realizadas para dar continuidade às discussões. 


Plano Diretor de Sorocaba


O Plano Diretor é a legislação que orienta o desenvolvimento de Sorocaba, ao estabelecer as regras para a ocupação do solo, levando em conta fatores como o sistema viário, áreas de preservação ambiental, residenciais, industriais, comerciais, entre outras, acompanhando permanentemente o crescimento da cidade.


O atual Plano Diretor de Sorocaba foi regulamentado pela lei nº 7.122, de 4 de junho de 2004, já de acordo com as diretrizes propostas pelo Governo Federal no Estatuto das Cidades.

O Plano Diretor já passou por um processo de revisão, depois de passar por estudos de uma comissão e audiências públicas, com a participação da Câmara Municipal, associações de classe, universidades, entidades representativas, instituições públicas e privadas e da população em geral, que resultou na lei nº 8181, de 5 de junho de 2007.


Atualmente, a Prefeitura de Sorocaba montou uma comissão para uma nova atualização do Plano Diretor, visando adequá-lo às atuais necessidades da cidade.