Substitutivo do vereador Waldecir Morelly (PRP) ao projeto de
Quatro projetos de lei foram aprovados em definitivo na 12ª sessão ordinária desta quinta-feira, 19, incluindo o substitutivo do vereador Waldecir Morelly (PRP) ao projeto de
A proposta aprovada estabelece a data de 30 de junho para que os proprietários requeiram o alvará especial para funcionamento após a meia noite. Neste prazo, assim como durante o processo de avaliação os estabelecimentos ficam isentos de multas.
Em discussão única, os vereadores aprovaram os pareceres da Comissão de Redação a três projetos: de
Primeira discussão: Já Projeto de
Em caso de descumprimento da medida, o projeto prevê de advertência à multa de R$ 1000 em caso de reincidência com prazo de trinta dias para adaptação. O autor ressaltou a importância da medida para a saúde dos usuários, lembrando que em muitos casos, os banheiros ficam distantes das praças de alimentação.
Ainda em primeira discussão, foi aprovado o projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) proíbe a contratação de parentes dos agentes públicos aos poderes Executivo e Legislativo. A proposta também veta a celebração de contratos de prestação de obras, serviços, terceirizações ou convênios com o município das pessoas ligadas ao prefeito, ao vice-prefeito, aos secretários municipais e aos ocupantes de cargos de direção nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela Prefeitura ou pelo Legislativo.
Para acabar com uma incoerência na legislação que prevê isenção de IPTU a idosos possuidores de um único imóvel, projeto do
A Lei nº 3.436, de 30 de novembro de 1990, assegura a isenção do imposto a aposentados e pensionistas, assim como portadores de hanseníase, com renda de até dois salários mínimos e um único imóvel, condicionando o benefício à apresentação de certidões emitidas por dois cartórios de imóveis que comprovem a existência de um único bem.
Para o autor, ao condicionar o benefício a um ônus, a lei se torna incoerente, uma vez que o objetivo deveria ser beneficiar os aposentados com dificuldades financeiras.
E Projeto de Lei do Prefeito Municipal autoriza o Município a instituir servidão onerosa
Outros cinco projetos aprovados em primeira discussão declaram entidades de Utilidade Pública: de Izídio de Brito (PT), o “PLENU – Instituto Plena Cidadania”, de Antonio
Semelhante a proposta de Marinho, o Projeto de Lei nº 27/2013 de autoria do
Já o projeto de lei de Izídio de Brito Correia (PT) que institui o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (SPETR) em Sorocaba foi retirado de pauta para nova análise da Comissão de Justiça da Casa. A proposta de 2010 foi considerada inconstitucional pela comissão da época.
O autor justificou que o projeto é pertinente neste momento uma vez que a municipalização do PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) já está prevista no orçamento deste ano, além de convênio com o Governo Federal anunciado pelo secretário de Trabalho Luis Alberto Firmino.
Homenagens: Completando a pauta, três projetos de Decreto Legislativo concedem títulos a homenageados. Do ex-vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), o primeiro concede a Comenda Referencial de Ética e Cidadania ao radialista "José Desidério da Silva".
Já projetos de José