03/04/2013 15h51
 

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o Dia Municipal da Inclusão do Autista celebrados anualmente em 2 de abril, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou uma Sessão Solene na noite desta terça-feira, por iniciativa do vereador Anselmo Neto (PP).

 

Neto, que é autor da Lei 9.581, de 24 de maio de 2011, que introduziu a questão da inclusão do autista no calendário oficial do município, presidiu a solenidade que contou ainda com a presença dos vereadores Carlos Leite (PT), Waldecir Morelly (PRP) e Luis Santos (PMN), além de representantes da Associação de Amigos do Autista de Sorocaba (Amas) e pais de autistas.

 

Durante a cerimônia houve a apresentação do coral do Projeto Guri, que conta com a participação de uma criança autista, dentro do programa de inclusão. Na intenção de chamar a atenção da sociedade para a data, a fachada do prédio do Legislativo foi iluminada com a cor azul (considerada a cor símbolo do autismo).

 

Anselmo Neto destacou a importância da data para disseminar informações sobre o autismo, mostrar a importância do diagnóstico precoce da síndrome e do atendimento multidisciplinar às pessoas com transtorno do espectro autista, além de aproximar a sociedade das pessoas que apresentam o quadro.

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela ONU em 2007 e começou a ser comemorado em 2008. O autismo, identificado na década de 40, é uma síndrome que dificulta a interação social. A ONU estima que existem no mundo cerca de 70 milhões de pessoas que apresentam a síndrome, enquanto no Brasil, estima-se que existam 2 milhões.