24/04/2013 14h28
 

   O município de Sorocaba poderá receber do Governo Federal a construção de três novas Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h, segundo Portaria 616, do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União no último dia 17. Ainda de acordo com a publicação, a cidade poderá ganhar a ampliação de mais duas unidades.

   De acordo com a portaria, Sorocaba faz parte dos municípios elegíveis para o processo de seleção de UPA 24 deste ano no PAC 2. A informação foi encaminhada ao vereador Izídio de Brito (PT), presidente da Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, dia 24, pelo mandato da deputada federal Iara Bernardi (PT).

   “Na portaria, ficou estabelecido o prazo até 8 de maio para que as prefeituras cadastrem e finalizem suas propostas para a construção e ampliação das UPAS”, explica o vereador petista. “Agora vamos ficar em cima do Poder Executivo para garantir que Sorocaba não perca essa oportunidade e entregue toda a documentação em dia”, afirma Izídio, ressaltando a importância das novas UPAS para a melhoria do  atendimento à saúde do município.

  A portaria determina ainda que a Secretaria de Atenção à Saúde seja a responsável pela análise das propostas e encaminhamento para habilitações.


UPAS 24h

   Segundo o Portal de Saúde do Governo Federal, as Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

   Trata-se de integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

   A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.


Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito (PT)