Proposta de Rodrigo Manga (PP) prevê reserva de ala para tratamento de dependentes químicos em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e em postos de saúde da cidade.
Os vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba derrubaram, nesta terça-feira (30), o veto do Executivo ao projeto de lei, de autoria do vereador Rodrigo Manga (PP), que prevê reserva de alas para tratamento de dependentes químicos em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e em postos de saúde da cidade.
Na tribuna, o autor da proposta defendeu a derrubada do veto e falou sobre a importância da medida para Sorocaba. “O projeto é uma medida emergencial para o tratamento dos dependentes químicos. Respeito a decisão do Executivo mas, acredito que a proposta é fundamental para darmos um passo em direção a qualidade no atendimento oferecido aos usuários de drogas na cidade”, afirma Manga.
A derrubada do veto do Executivo ao projeto de lei também foi defendida por outros membros do Legislativo sorocabano. “O projeto é de total interesse público e, por isso, eu voto contra esse veto”, posicionou-se o vereador José Crespo (DEM).
O vereador Izídio de Brito (PT) também se manifestou favorável ao projeto. “Esse lei vem dar o alerta de que o município está atrasado neste quesito. Por isso, a bancada do PT vota pela derrubada do veto”, declarou.
Projeto
De acordo com o vereador Manga, o projeto de lei é uma medida que deve ser adotada para o tratamento dos dependentes químicos. “A prevenção é, com toda certeza, o caminho mais certo a seguir. Porém, enquanto os métodos preventivos não surtem o efeito desejado, devemos pensar em atitudes práticas que minimizem os males causados pelo uso de drogas”.
“Se for feita uma enquete nos bairros, poderemos observar que as pessoas não sabem onde procurar tratamento. Mas, todo mundo conhece o posto de saúde mais próximo de casa e, se houver alas específicas para os dependentes químicos, a população saberá que ali terá cuidado e informação para tratar o problema”, completa Manga.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Rodrigo Manga – PP)