17/05/2013 18h23
 

    Izídio de Brito (PT), Fernando Dini (PMDB) e Pastor Apolo (PSB) apresentaram a Pannunzio diagnóstico das unidades de saúde, educação e da garagem.

 

    A Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude – constituída pelos vereadores Izídio de Brito (PT), Pastor Apolo (PSB) e Fernando Dini (PMDB) – reuniu-se com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio na tarde desta quinta-feira, 17, para entregar os relatórios das visitas feitas pela comissão às unidades de saúde e de educação do município e à garagem da Prefeitura. A comissão fez um diagnóstico detalhado dos três setores visitados e elencou uma série de problemas, sugerindo também algumas possíveis soluções ao Executivo.

 

    Na área da saúde, uma das principais recomendações da comissão, a partir das visitas realizadas nos hospitais e demais unidades, é no sentido de se criar no município uma central única de vagas e especialidades para regular o atendimento nas unidades de saúde, especialmente na Policlínica. No setor de educação, a comissão detectou, entre outros problemas, a falta de segurança nas escolas, que têm seus equipamentos roubados de forma recorrente. E na garagem da Prefeitura foram detectados diversos veículos parados por falta de manutenção, entre os quais 13 ambulâncias, três veículos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e até o veículo do Programa Castramóvel.

 

    O vereador Izídio de Brito (PT), presidente da comissão, propôs o agendamento de reuniões periódicas com o prefeito para que sejam entregues os relatórios produzidos pela mesma. Pannunzio acatou a proposta e ficou estabelecido que as reuniões entre o chefe do Executivo e a Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude da Câmara Municipal serão realizadas com uma periodicidade de 30 a 45 dias. O prefeito enalteceu o trabalho da comissão e defendeu a atuação harmônica entre Executivo e Legislativo.

 

    Humanização da saúde – Relator da comissão, Pastor Apolo destacou as visitas feitas à Santa Casa, ao Hospital Santa Lucinda e à Policlínica e enfatizou a necessidade de se humanizar o atendimento de saúde. O vereador Fernando Dini ressaltou os problemas enfrentados pelas pessoas que precisam de hemodiálise e observou que há pacientes de Sorocaba fazendo hemodiálise em Itu e vice-versa, o que sacrifica esses pacientes devido a um problema burocrático.

 

    O prefeito Antonio Pannunzio reconheceu os problemas relatados pelos vereadores e afirmou que a saúde continua sendo a prioridade máxima de seu governo. Lembrou que o Executivo tomou algumas medidas para resolver parte dos problemas do setor, mediante projetos de lei aprovados na Câmara, que aumentaram o salário-hora dos médicos e o valor dos recursos repassados à Santa Casa. “Precisamos envolver todos os servidores da saúde, os membros dessa comissão, e todo o Legislativo. A melhoria da saúde tem que ser um trabalho coletivo”, afirmou. O prefeito também disse que já foram tomadas providências para agilizar a manutenção dos veículos da Prefeitura, inclusive as ambulâncias.

 

    O vereador Izídio de Brito comunicou ao prefeito que, na noite de terça-feira, 21, a Câmara Municipal irá realizar, por sua iniciativa, uma audiência pública sobre a “Conferência Intermunicipal de Educação” (que acontecerá em Itu) e defendeu, também, a realização de uma conferência de saúde. O presidente da comissão também adiantou ao prefeito algumas reivindicações da área de juventude, especialmente em relação ao orçamento, que já estão sendo discutidas com a vice-prefeita e secretária da Cidadania, Edith Di Giorgi.