De autoria de Waldecir Morelly (PRP), o projeto estabelece a data em 22 de novembro, quando também é celebrado o Dia Internacional do Músico.
Está
Em sua justificativa, Waldecir Morelly explica que, nos primórdios, a música era apenas rítmica, marcada por instrumentos de percussão, pois como os povos da antiguidade ignoravam os princípios da harmonia, só com o tempo foram acrescentando a ela fragmentos melódicos. O termo "músico" refere-se a qualquer pessoa ligada diretamente à música, em caráter profissional ou amador, exercendo alguma função no campo de música, como a de tocar um instrumento musical, cantando, escrevendo arranjos, compondo, regendo, ou dirigindo um coral ou algum grupo de músicos, como orquestras, bandas, big band de Jazz, ou ainda lecionando, trabalhando no campo de educação, em terapia musical.
Ele ressalta que o músico brasileiro pode ter ou não uma carteira de alguma instituição que o reconheça, como a Ordem dos Músicos do Brasil. Um músico também pode ou não ter a formação acadêmico-técnica (através de escolas de música, conservatórios, faculdades ou universidades). Quando ele não tem formação alguma, costuma-se dizer que é um músico popular, ou ainda que aquele músico produz música de ouvido.
Da mesma forma que a dança é a palavra em movimento, a música é a palavra
O projeto de lei deve entrar em pauta, após passar pelas comissões da Casa.
(Assessoria de Imprensa do vereador Waldecir Morelly/PRP)