06/08/2013 16h16
 

Foi criada na Câmara Municipal de Sorocaba, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 6, uma comissão especial de três vereadores para acompanhamento do sistema de proteção e preservação das nascentes e mananciais no município. A iniciativa foi do vereador Carlos Leite (PT), que presidirá a comissão, e contará com a participação dos vereadores Jessé Loures (PV) e Pastor Apolo (PSB).

 

A comissão especial foi criada a partir da legislação federal e estadual, bem como da Lei Municipal nº 7.974 de 2006, que cria o sistema municipal de preservação às nascentes e mananciais, seu cadastramento e monitoramento. De acordo com a lei, o Saae ficou responsável pela aplicação deste sistema.

 

Segundo o vereador Carlos Leite, a criação da comissão também foi motivada pelas denúncias que chegam sempre ao seu gabinete. “Neste último semestre recebemos mais de seis denúncias, com relação a nascentes desprotegidas e abandonadas”, conta o vereador. A última denúncia foi com relação à nascente do córrego Laranjeiras, na zona norte de Sorocaba, que supostamente está sendo prejudicada pela construção de dois empreendimentos comerciais.

 

A comissão especial agora se reunirá para definir seu plano de trabalho e, além de acompanhar todo o sistema de preservação e proteção das nascentes e mananciais do nosso município, realizará estudos, reuniões com o poder público, órgãos ambientais e organizações não governamentais, audiências públicas e outros eventos pertinentes.

 

(Assessoria de Comunicação do Vereador Carlos Leite/PT)