A valorização e reivindicações dos servidores públicos municipais de Sorocaba foram discutidas em Audiência Pública na noite desta terça-feira, dia 6, sem a participação de secretários da Prefeitura e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, representante da categoria em Sorocaba.
Segundo o vereador Izídio de Brito (PT), que promoveu e presidiu a discussão, todos os secretários municipais foram convidados, em especial os titulares Roberto Juliano, de Administração e Gestão de Pessoas, e João Leandro, de Governo. “Tomamos o cuidado de também oficiá-los, assim como fizemos com o Sindicato dos Servidores, pois são os responsáveis pelo andamento do que pautamos nessa discussão”, explicou criticando as ausências.
Durante a Audiência cerca de 150 funcionários públicos, muitos organizados em Associações, lotaram o plenário da Câmara Municipal e discutiram melhorias de salários, nas condições de trabalho e na capacitação e também a Reforma Administrativa, cobrando atenção nas discussões por parte dos parlamentares presentes no evento.
Ainda entre os assuntos pautados estiveram as dezenas de Comissões criadas pelo Executivo para estudar o plano de carreira dos mais diversos segmentos dentro da categoria, que não acarretam em resultados. A não representação por parte do Sindicato também foi bastante avaliada e criticada pelos servidores presentes.
Participaram do debate os servidores municipais que atuam no suporte pedagógico, na vigilância sanitária, na Cipa da prefeitura, na auditoria fiscal e tributária, na Zoonoses, professores, motoristas de ambulância, assistentes sociais, agentes de trânsito, inspetores de alunos, guardas civis municipais, enfermeiros e auxiliares de educação, entre outros. Os vereadores Marinho Marte (PPS), pastor Apolo (PSB), Carlos Leite e
Mesmo com a ausência de técnicos responsáveis pelas questões no Executivo, a Audiência resultou em um relatório que será encaminhado pelo vereador Izídio à prefeitura ainda esta semana. Nova reunião de trabalho para discutir prazos e novos encaminhamentos junto da categoria também ficou pré-agendada para o próximo dia 19, às 19h, na Câmara Municipal.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Izídio de Brito/PT)