A Câmara de Sorocaba aprovou, nesta terça-feira (10), que a rua Projetada 7, do Residencial Carandá, na zona norte da cidade, ganhe o nome do ex-jogador de futebol Romeu Benedicto Darbello.
A proposta é do vereador Waldomiro de Freitas (PSD) e visa homenagear não só a vida de atleta e técnico de futebol Darbello, mas também os serviços prestados por ele à comunidade em toda vida.
Romeu Darbello, como era conhecido, nasceu em Sorocaba no dia 25 de novembro de 1926. Começou a jogar futebol como amador na Associação Atlética Scarpa, que surgiu em 1930 como Britânia.
Como profissional, foi jogador da Ferroviária, de Araraquara; do Botafogo, de Ribeirão Preto; do Atlético Juventus, de São Paulo capital; do Fluminense, do Rio de Janeiro; e do Guarani de Campinas.
Foi nos dérbis entre Guarani e Ponte Preta que Darbello mais se destacou. Ele esteve presente em 12 confrontos e foi o autor de um gol no empate em 51 (2 x 2) e nas vitórias em 52 (2 x 1) e 53 (4 x 2).
O ex-jogador encerrou a carreira e passou atuar como técnico do Clube Atlético Estrada na década de 60. Depois trabalhou também nas empresas Fábrica Fonseca, Estrada de Ferro Sorocabana e CRTS.
Tornou-se maçom na Loja Acácia Sorocabana e elegeu-se presidente da instituição. Passou por várias entidades, presidiu a Sociedade 25 de Dezembro e a Ofebas e foi do conselho da Irmandade Santa Casa.
(Assessoria de Imprensa do Vereador Waldomiro de Freitas - PSD)