17/09/2013 15h30

Com 17 votos a 0, a Câmara de Sorocaba aprovou, nesta terça-feira (17), em sessão extraordinária, projeto da Mesa Diretora que institui oficialmente a figura do líder do prefeito no Legislativo.

O projeto de resolução aprovado altera a Resolução 322, de 18 de setembro de 2007, no seu artigo 74-A e parágrafo único, acrescentando o líder de Governo aos líderes de partido.  

Escolhido pelo prefeito para ocupar a função, o líder do PSD, Waldomiro de Freitas, disse que existem três formas de liderar e que ele prefere que sua liderança seja do tipo “fiquem à vontade”.

“A liderança pode ser democrática, autoritária ou, como se diz em francês, a liderança à vontade. Particularmente, prefiro que a minha seja essa última. Então, vou sugerir a votação apenas”, afirmou.

A proposta aprovada institui também a figura da vice-liderança do Governo, que segue na mesma linha de entendimento da liderança. A escolhida pelo prefeito para a função é Neusa Maldonado (PSDB).

O líder do Governo tem as prerrogativas de pedir a retirada de pauta ou o arquivamento e ainda a apresentação de emendas nos projetos encaminhados pelo prefeito, quando achar necessário.

Também poderá encaminhar votações sobre propostas e vetos do Executivo, como todos os demais líderes de partido. Por fim, responderá e levará questionamentos dirigidos ao prefeito.

(Assessoria de Imprensa do Vereador Waldomiro de Freitas - PSD)