Pensando no bem estar e na segurança de crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino, o vereador Pastor Apolo (PSB) questionou ao executivo informações sobre a capacitação de educadores no enfrentamento de abusos e violência sexual no município.
Diariamente são publicados pela imprensa nacional os crescentes casos de crianças vítimas de abusos em escolas, clubes e outros ambientes de interação social. Muitas vezes estas vítimas não têm coragem de expressar e denunciar a violência que sofreram, deixando aqueles que cometeram tais atos impunes.
Dessa maneira, o vereador acredita que disseminando conhecimentos específicos sobre o tema, sensibilizando, mobilizando, formando e articulando os educadores para o enfrentamento do problema, tais atos poderiam ser evitados.
Através de sua resposta, o Executivo afirma que há um trabalho realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, que avisam aos órgãos competentes se há suspeitas de casos de violência sexual, sempre resguardando a integridade destas crianças ou adolescentes.
Segue ainda a resposta afirmando que existem campanhas educativas de prevenção e também a inclusão de matérias voltadas à sexualidade a partir do 5º ano letivo. Além disso, foram realizadas capacitações de profissionais entre os anos de
“É preciso verificar se o treinamento deu resultados, ou seja, se as vítimas estão sendo ajudadas pelos profissionais de educação e se efetivamente estão sendo amparadas pelos poderes municipais, seja na área da saúde como também na continuidade de seus estudos”, ressalta o parlamentar.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Pastor Apolo / PSB)