Durante a reunião foi apresentado o Guia de Orientação Local desenvolvido pelo Comitê Paulista.
O Comitê Sorocabano Pró-Copa do Mundo 2014 se reuniu na manhã desta segunda-feira, 24, na Câmara Municipal em reunião presidida pelo
Também participaram do encontro os vereadores Fernando Dini (PMDB) e Waldecir Morelly (PRP); o secretário de Esporte e presidente do Comitê Sorocabano, Francisco Moko Yabiku, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Almeida, o Diretor da UFSCar, Isaias Campos; o delegado da DIG, José Urban; e a coordenadora executiva do Comitê, Miriam Zacareli, além de outras autoridades, representantes de políticos e de setores do esporte e turismo.
O presidente da sessão, falou sobre a importância do Comitê e da preparação do Município para receber uma das 32 seleções que vêm ao país. “Através de um ato jurídico foi instalado o Comitê Sorocabano; um caminho para planejar as ações. O que é que podemos oferecer? Das mais de cinco mil cidades do país, Sorocaba está dentro das 26 credenciadas e precisa se preparar”, iniciou Jessé Loures.
A presidente do Comitê falou do trabalho desenvolvido nos últimos três meses e destacou a boa vontade de todos os envolvidos. Entre as ações, falou das 300 vagas disponibilizadas para funcionários públicos em cursos de inglês e espanhol. Lembrou ainda que cada delegação traz consigo cerca de 2 mil pessoas, somando 8 mil pessoas vindas junto às quatro seleções que irão se preparar na região. Já o secretário de Esporte destacou o legado que a copa do Mundo deixará para o município.
Palestras: Durante a reunião foi apresentado o Guia de Orientação Local – GOL desenvolvido pelo Comitê Paulista. O guia está dividido em sete capítulos: Copa do Mundo e Eventos Oficiais; Programa de Proteção de Marcas Oficiais; Eventos de Exibição Pública; Centros de Treinamento; Oportunidades e Eventos Relacionados; Voluntariado e Decoração das Cidades.
Renato Romanetto explicou cada item e falou sobre as obrigações dos municípios que irão receber seleções como saúde e segurança e também as oportunidades como a promoção do turismo. Segundo o palestrante o objetivo do Comitê para o evento é fortalecer a imagem do Estado e surpreender. Após a palestra, os presentes puderam tirar algumas dúvidas.
Sobre a linha de crédito disponibilizada pelo Estado através da Desenvolve SP aos centros de treinamento, Romanetto destacou que possui taxa de crédito menor que o mercado, mas não é gratuito, sendo destinada aos projetos da Copa. No município, destacou que o Atlético Sorocaba entrou com todas as garantias financeiras para conseguir o financiamento de R$ 4 milhões que será pago pelo clube.