O projeto de lei que pede a instalação de playground inclusivo em todos os parques de Sorocaba foi aprovado em segunda discussão na sessão ordinária da Câmara de vereadores desta quinta-feira, 10, e agora segue para a sanção do prefeito. “São brinquedos que podem ser usados por crianças com e sem deficiência física, promovendo não só a acessibilidade, mas também a integração entre elas”, explica Dini.
De acordo com o projeto de lei, os brinquedos deverão ter obrigatoriamente design inclusivo, atendendo deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla, de forma que as crianças possam se divertir com o máximo possível de autonomia e integração. “É uma forma de interação entre as crianças que tem como objetivo evitar qualquer tipo de discriminação ou diferença entre elas”, afirma o parlamentar.
O sistema já é aplicado em outras cidades, como no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. “Batizado carinhosamente de ‘Brinquedão’, o playground possui rampas com inclinação suave, inscrições em braile, piso tátil e suportes aéreos ao alcance de uma criança sentada em uma cadeira de rodas. Os brinquedos desenvolvem o equilíbrio, força e estímulos sensoriais, ajudando no desenvolvimento das crianças”, diz o vereador.
(Assessoria de Imprensa – vereador Fernando Dini – PMDB)