22/04/2014 16h25
 

O cônsul geral e o cônsul geral adjunto do Peru no Estado de São Paulo foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio do Sorocaba I (PR)

 

 “Qhapaq Ñan: O Grande Caminho Inca” é o nome da exposição fotográfica aberta na manhã desta terça-feira, 22, no saguão principal da Câmara Municipal de Sorocaba. O cônsul geral do Peru em São Paulo, Arturo Jarama, e o cônsul geral adjunto, Fernando Alvarez, estiveram presentes na abertura da exposição, sendo recebidos pelo presidente da Casa, vereador Cláudio do Sorocaba I (PR).

 

A mostra fotográfica itinerante, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru, conta com 80 quadros, 22 deles trazidos para Sorocaba para retratar a rota que reuniu os povos andinos pré-hispânicos e permitiu intercâmbios comerciais e culturais das centenas de grupos étnicos que integravam o Império Inca.

 

Durante conversa, o presidente da Câmara falou aos visitantes sobre características de Sorocaba, bem como sobre o potencial econômico da cidade e fez perguntas sobre  as perspectivas do Peru. Jarama afirmou que o seu país se tornou um polo de investimentos estrangeiros, recebendo, inclusive, várias empresas brasileiras. Disse ainda que existem cerca de 7 mil peruanos no Estado de São Paulo e que a comunidade tem orgulho da sua história, “uma riqueza que merece ser divulgada”, ressaltou.

 

O cônsul do Peru também agradeceu o espaço disponibilizado pelo Legislativo para a exposição e disse que pretende voltar à cidade. Cláudio do Sorocaba I afirmou que a Câmara é, entre os três Poderes, o que está mais próximo da população, estando sempre de portas abertas a assuntos de interesse coletivo, como a história e a cultura do Brasil e das diversas nações, que fazem parte do patrimônio da humanidade. A exposição “Qhapaq Ñan” estará aberta à visitação até o dia 5 de maio, de segunda à sexta, das 8 horas às 17 horas.