07/05/2014 16h14

Marinho Marte (PPS) quer saber quais os critérios utilizados para designação de PM para participar da Operação Delegada

 

O vereador Marinho Marte (PPS), por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal, solicita informações ao Executivo a respeito das Operações Delegadas realizadas mediante parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, com o objetivo de levar mais segurança à população. O vereador quer saber como são planejadas essas operações, uma vez que, em uma delas, realizada em 27 de abril último, foi morto o soldado Sandro Luiz Gomes, de 35 anos, que era músico da banda da PM e não trabalhava costumeiramente no policiamento ostensivo.

 

“Queremos saber quais os critérios para um policial militar participar da Operação Delegada, se ele pode ser escalado à sua revelia ou se é sempre uma decisão voluntária. Também queremos saber se os policiais que vão trabalhar na Operação Delegada recebem um treinamento específico, principalmente no caso de policiais como o soldado Gomes, que não atuava diariamente no policiamento ostensivo”, observa Marinho Marte, lembrando que o policial foi vítima de um atentado com características de ter sido perpetrado por organizações criminosas.

 

Em seu requerimento, Marinho Marte observa que o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), vinculado ao Gabinete do Prefeito, é o órgão responsável, no âmbito do município, pela implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), instituído pela Lei Federal nº 11.530, de 24 de outubro de 2007. Com base nessa legislação, o vereador também quer saber do Executivo se o GGI-M participa, ativamente, do planejamento da Operação Delegada em Sorocaba.