09/05/2014 16h57

Os beneficiários integram o Cadastro Habitacional implantado pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária na gestão do vereador Helio Godoy (PSD)

 

O primeiro sorteio de moradias populares em Sorocaba, previsto para os dias 24 e 25 deste mês, vai beneficiar 420 famílias com apartamentos nos condomínios residenciais Bem Viver, no Cajuru, e Parque da Mata, no bairro Recreio dos Sorocabanos, iniciadas na gestão de Helio Godoy e que já estavam em fase final de construção. Os beneficiários integram o Cadastro Habitacional implantado pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária na gestão do vereador Helio Godoy (PSD).

 

Dos mais de 46 mil inscritos, 36 mil estão na chamada “Faixa 1”, com renda familiar de até R$ 1600,00 por mês. Hélio Godoy diz que a seleção deve ser baseada, obrigatoriamente, nos critérios do Programa Minha Casa, Minha Vida, que levam em conta as  condições sócio-econômicas dos interessados. “Têm prioridade os idosos e os portadores de necessidades especiais, por exemplo. Além dos critérios estabelecidos pelo governo federal, também incluímos outros, como comprovar residência há mais de três anos em Sorocaba”, explica Godoy. Os interessados não podem ter outro financiamento no País ou  imóveis em seu nome.

 

Também têm prioridade as famílias que estão ou foram retiradas de áreas de risco. Para que não haja concentração de moradores com as mesmas características sócioeconômicas, foram estabelecidos percentuais, também baseados em dados oficiais.

 

Helio Godoy esclarece que as cerca de 10 mil famílias inscritas no cadastro com  renda acima de R$ 1.600 por mês, que abrange boa parte dos funcionários públicos municipais, por exemplo. Segundo ele, nesse caso, os critérios são mais flexíveis, uma vez que nesta faixa não há reserva para as famílias das áreas de risco. Mas a proporcionalidade permanece a mesma.

 

Como presidente da recém-criada Comissão Permanente de Habitação e Regularização Fundiária, Helio Godoy assegura que a Câmara Municipal vai acompanhar  as ações referentes à habitação social, como diretrizes para novos empreendimentos, mobilidade urbana e evolução da demanda habitacional, além do Plano Municipal de Regularização Fundiária. “Nossa luta pela conquista da casa própria para as famílias mais carentes não vai parar, bem como nosso esforço para que aqueles que não têm a escritura de seus imóveis consigam realizar esse sonho por meio do programa de regularização fundiária que organizamos na Prefeitura”, disse Godoy.

 

No período em que Helio Godoy esteve à frente da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, de janeiro de 2013 a fevereiro deste ano, foram firmados convênios e contratos para a construção de 5.600 moradias populares, destinadas às famílias de baixa renda. Além desses 420 apartamentos, outros 2.560  do Jardim Carandá também estão em  fase final de obra.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Helio Godoy/PSD)