06/08/2014 17h30
 

O vereador Carlos Leite (PT) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 6, com representantes da administração da Santa Casa para debater soluções para o excesso de pombos que estão vivendo nas imediações do prédio, no forro de um pequeno prédio histórico e na capela que existe há mais de 210 anos no local.

 

Carlos Leite manifestou sua preocupação com a possibilidade de proliferação de bactérias e fungos, uma vez que os pombos são vetores de diversas doenças causadas por microorganismos lesivos à saúde humana. “Temos de levar em conta que as pessoas que estão aqui internadas já possuem um desequilíbrio em sua saúde e estão mais vulneráveis”, disse.

 

Ontem, um grupo de funcionários da Zoonoses fez uma visita à Santa Casa, a pedido de Carlos Leite, para verificar o que poderia ser feito. Contudo, eles disseram que a ação deve ser integrada com outras forças do Poder Público, como o Ibama e empresas especializadas em desinfecção e limpeza de locais infectados.

 

Na reunião, foi dito que os pombos podem transmitir fungos e bactérias causadores de pneumonia, criptococose, histoplasmose, salmonelose, ornitose, toxoplasmose, dermatites, alergias, dentre outras, inclusive podendo levar o paciente a óbito, decorrente de complicações, em especial se infectado por fungos das fezes das aves.

 

A superpopulação de pombos é um problema generalizado, e está presente em diversos prédios, hospitais, instituições públicas e privadas, como escolas.

 

A reunião contou com médico, engenheiro ambiental e biólogo, este responsável há mais de 25 anos por controle de pragas urbanas. O grupo decidiu que fará um laudo técnico para formatar um dossiê, constando o problema, as implicações e as possíveis soluções, de forma que respeite a legislação, os direitos dos animais e, ao mesmo tempo, o direito dos pacientes a um ambiente higienizado e adequado para superar seus problemas de saúde.

 

Na semana que vem, nova reunião deverá ser realizada, dessa vez envolvendo também a Zoonoses e o Ibama, além da Vigilância Sanitária.

 

Assessoria de Imprensa – vereador Carlos Leite (PT)