13/08/2014 17h34

Encontro presidido pelo vereador José Crespo (DEM) discutiu ideias para aproveitamento na revisão do Plano Diretor, em forma de emendas

 

Foi realizada nessa quarta-feira, 13, no plenário da Câmara de Sorocaba, audiência pública para discutir a questão ferroviária no município. A reunião foi presidida pelo vereador José Crespo (DEM) e contou com a participação dos vereadores Muri de Brigadeiro (PRP) e Helio Godoy (PSD); do interlocutor da América Latina Logística (ALL), Emanuel Tavares Costa Junior; do diretor de trânsito da Urbes, Roberto Battaglini; e dos representantes da Acciona Engenharia, Francisco Campos Junior e Rogério Romanek.

 

Iniciando a audiência, Crespo ressaltou a importância de discutir a questão ferroviária no contexto da revisão do Plano Diretor, com o intuito de apresentar ideias que possam ser aproveitadas por meio de emendas. “Em nosso entendimento, o Plano Diretor, que é um plano de diretrizes, de longo prazo, deve contemplar a questão ferroviária”, disse o parlamentar. “Trata-se de um desafio. Essas idéias são pretensiosas, são grandes”.

 

Também sobre a importância da discussão, o vereador Helio Godoy salientou a nova condição em que está inserida a cidade de Sorocaba: “como sede da região metropolitana, devemos pensar regionalmente, tornando a atual estrutura um grande instrumento de desenvolvimento”.

 

O representante da América Latina Logística (ALL), Emanuel Tavares Costa Junior, falou dos diversos benefícios possíveis e deu como exemplo a ser seguido a estrutura ferroviária que interligou Campinas a Santos: “essa interligação está permitindo o desenvolvimento de outros projetos para o transporte até o porto”. Emanuel também citou o potencial da estrutura ferroviária para desafogar as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares.

 

O vereador Muri de Brigadeiro cobrou a previsão para o início das possíveis obras, o que foi estimado pelo representante da ALL: “caso haja empenho de todas as partes, creio que iniciamos daqui em torno de um ano e meio”.

 

Propostas: O vereador José Crespo disse que a utilização da ferrovia sorocabana tornou-se muito restrita e apresentou diversas propostas de aproveitamento do sistema: instalar um trem de alta velocidade para a capital; aproveitar o projeto do anel rodoviário da zona norte para margeá-lo com um contorno ferroviário; criar um contorno ferroviário de cargas proposto pela ALL, um ramal da Toyota e um ramal da Aurora EADI no contorno de cargas.

 

O parlamentar também sugeriu aproveitar futuramente o leito ferroviário atual (tanto o trecho leste-oeste, da Fepasa, quanto o norte-sul, da Votorantim) para o transporte coletivo municipal de massa. Crespo ainda citou a ideia de aproveitar a área da Gerdau para a construção de um complexo multimodal, através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

 

Os engenheiros Francisco Campos Junior e Rogério Romanek discorreram sobre como o município de Sorocaba está inserido no Plano Nacional de Logística e Transportes, e sobre os estudos da empresa Acciona Engenharia, que apresentou três opções para instalação de um novo sistema ferroviário sorocabano, com aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT).

 

Em seguida, o diretor de trânsito da Urbes, Roberto Battaglini falou que o Plano Diretor de Mobilidade já trata do contorno ferroviário, com os possíveis aproveitamentos para melhorias da mobilidade urbana, inclusive através do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e disse que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) conta com um planejamento para implantação de projetos na cidade de Sorocaba.

 

Encerrando a reunião, o vereador Helio Godoy ressaltou a importância de que o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), também leve essas discussões aos outros municípios beneficiados.