Encontro presidido pelo vereador José Crespo (DEM) discutiu ideias para aproveitamento na revisão do Plano Diretor, em forma de emendas
Foi
realizada nessa quarta-feira, 13, no plenário da Câmara de Sorocaba, audiência
pública para discutir a questão ferroviária no município. A reunião foi presidida
pelo vereador José Crespo (DEM) e
contou com a participação dos vereadores Muri de Brigadeiro (PRP) e Helio Godoy
(PSD); do interlocutor da América Latina Logística (ALL), Emanuel Tavares Costa
Junior; do diretor de trânsito da Urbes, Roberto Battaglini; e dos representantes
da Acciona Engenharia, Francisco Campos Junior e Rogério Romanek.
Iniciando a audiência, Crespo ressaltou
a importância de discutir a questão ferroviária no contexto da revisão do Plano
Diretor, com o intuito de apresentar ideias que possam ser aproveitadas por
meio de emendas. “Em nosso entendimento, o Plano Diretor, que é um plano de
diretrizes, de longo prazo, deve contemplar a questão ferroviária”, disse o
parlamentar. “Trata-se de um desafio. Essas idéias são pretensiosas, são
grandes”.
Também sobre a importância da
discussão, o vereador Helio Godoy salientou a nova condição em que está
inserida a cidade de Sorocaba: “como sede da região metropolitana, devemos
pensar regionalmente, tornando a atual estrutura um grande instrumento de
desenvolvimento”.
O
representante da América Latina Logística (ALL), Emanuel Tavares Costa Junior,
falou dos diversos benefícios possíveis e deu como exemplo a ser seguido a
estrutura ferroviária que interligou Campinas
a Santos: “essa interligação está permitindo o desenvolvimento de outros
projetos para o transporte até o porto”. Emanuel também citou o potencial da
estrutura ferroviária para desafogar as rodovias Castelo Branco e Raposo
Tavares.
O
vereador Muri de Brigadeiro cobrou a previsão para o início das possíveis
obras, o que foi estimado pelo representante da ALL: “caso haja empenho de
todas as partes, creio que iniciamos daqui em torno de um ano e meio”.
Propostas: O vereador
José Crespo disse que a utilização da ferrovia sorocabana tornou-se muito
restrita e apresentou diversas propostas de aproveitamento do sistema: instalar
um trem de alta velocidade para a capital; aproveitar o projeto do anel
rodoviário da zona norte para margeá-lo com um contorno ferroviário; criar um contorno
ferroviário de cargas proposto pela ALL, um ramal da Toyota e um ramal da
Aurora EADI no contorno de cargas.
O
parlamentar também sugeriu aproveitar futuramente o leito ferroviário atual (tanto
o trecho leste-oeste, da Fepasa, quanto o norte-sul, da Votorantim) para o
transporte coletivo municipal de massa. Crespo ainda citou a ideia de
aproveitar a área da Gerdau para a construção de um complexo multimodal,
através de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Os engenheiros Francisco Campos
Junior e Rogério Romanek discorreram sobre como o município de Sorocaba está
inserido no Plano Nacional de Logística e Transportes, e sobre os estudos da
empresa Acciona Engenharia, que apresentou três opções
para instalação de um novo sistema ferroviário sorocabano, com aprovação do
Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT).
Em
seguida, o diretor de trânsito da Urbes, Roberto Battaglini falou que o Plano Diretor de Mobilidade já
trata do contorno ferroviário, com os possíveis aproveitamentos para melhorias
da mobilidade urbana, inclusive através do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e
disse que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) conta com um planejamento para implantação de
projetos na cidade de Sorocaba.
Encerrando
a reunião, o vereador Helio Godoy ressaltou a importância de que o prefeito de
Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), como presidente do Conselho de
Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), também leve essas
discussões aos outros municípios beneficiados.