A gerente do Sesc, Cláudia Figueiredo, usou a tribuna para apresentar o evento internacional de artes visuais, que contará com artistas de 26 países
Sorocaba irá sediar um evento internacional na área de artes visuais, a exposição “Frestas – Trienal de Artes de Sorocaba”, reunindo mais de 300 obras de 80 artistas, oriundos de 26 países. O evento é promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e será realizado de 8 de outubro de 2014 a 3 de maio de 2015, em parceria com a Prefeitura Municipal, especialmente as secretarias de Cultura e Educação. A informação foi transmitida aos vereadores pela gerente do Sesc em Sorocaba, Claudia Figueiredo, que usou a Tribuna Popular da sessão ordinária desta terça-feira, 26, com o objetivo de divulgar o evento.
Além dos 3 mil metros quadrados de áreas expositivas dentro da própria sede do Sesc, que funciona na Rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade, também serão realizadas exposições em mais quatro pontos da cidade: o Museu Ferroviário, o Barracão da Cultura, o Palacete Scarpa e uma loja do Shopping Cianê. Segundo Claudia Figueiredo, a “Frestas” irá se caracterizar pela transversalidade, dialogando com outras formas artísticas.
Para Cláudia Figueiredo, a partir da trienal “Frestas”, Sorocaba pode-se tornar a Kassel brasileira. Kassel é uma cidade da Alemanha, com 1.100 anos e menos de 200 mil habitantes, que sedia uma das mais importantes exposições mundiais da arte contemporânea, a “Documenta”, criada logo após a Segunda Guerra Mundial e conhecida no mundo todo como “Documenta de Kassel”. Para a gerente do Sesc a realização da “Frestas” terá uma importância crucial na divulgação de Sorocaba no Brasil e no mundo.
Após Claudia Figueiredo fazer uso da palavra, o vereador Helio Godoy (PSD) elogiou a iniciativa do Sesc em fazer de Sorocaba sede do evento e sugeriu que, além dos quatro pontos previstos para a exposição, também ocorram exposições na Zona Norte e na Zona Oeste da cidade. Por sua vez, o presidente da Casa, Claudio Sorocaba I ressaltou o trabalho social e cultural desenvolvido pelo Sesc no município, especialmente com a construção de sua nova sede na cidade, há cerca de dois anos.