19/02/2015 13h37

Francisco França (PT) destaca o trabalho de prevenção contra o bullying e de conscientização da vida humana que o projeto vem desenvolvendo junto aos jovens de Sorocaba

 

O projeto “Amigos do Bullying Diga Não” nas redes sociais, coordenado pelo professor de Filosofia e Sociologia, Fabiano Samuel Laureano, vem ganhando destaque entre os jovens e as instituições de ensino de Sorocaba e região. Em andamento há cinco anos na cidade, o projeto é um movimento social que tem como objetivos informar e trabalhar a prevenção do bullying entre os estudantes, com atividades de conscientização e de valorização da vida humana. “A valorização da vida humana é um trabalho de grande importância e que precisamos desenvolver juntos aos jovens da nossa sociedade atual”, diz Laureano.

 

De acordo com o professor, os números de casos de bullying (termo utilizado para descrever atos de violência físico ou psicológico intencionais e repetidos, sofridos por um indivíduo) em escolas privadas e públicas vêm crescendo ano a ano em todo o Brasil, reforçando a necessidade de trabalhos voltados à prevenção e à conscientização contra o bullying. “A ideia do projeto nasceu junto ao meu trabalho como educador na rede estadual de ensino na cidade de Sorocaba há 10 anos”, comenta. “Sou Mediador Escolar e Comunitário nas unidades E.E. Antonio Cordeiro (Parque das Laranjeiras), E.E. Mário Guilherme (Vila Helena) e E.E. Guiomar Camolesi (Vila Guilherme) e divulgo o projeto “Amigos do Bullying Diga Não” nestas e em outras escolas da cidade, por meio de palestras de prevenção ao bullying, orientações e aconselhamento aos alunos, docentes, pais e toda a comunidade escolar”. O canal do projeto na internet funciona como uma ferramenta de divulgação dessas atividades e como uma central de troca de informações sobre o assunto.

 

Dessa forma, o vereador Francisco França (PT), que acompanha o trabalho e a luta do professor Fabiano Samuel Laureano e de todos os envolvidos no projeto “Amigos do Bullying Diga Não” na cidade de Sorocaba, homenageou este movimento ao final da sessão desta quinta-feira (19/02), pela sua importância e pelo papel informativo que exerce junto à sociedade e aos jovens das escolas sorocabanas. “Na pessoa do professor Fabiano, entregamos esta homenagem, estes votos de congratulações, ao projeto “Amigos do Bullying Diga Não”, pelo trabalho de ajuda e de prestação de serviço que vem desenvolvendo na cidade”.

 

O projeto

O projeto “Amigos do Bullying Diga Não” já se constitui em uma entidade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, regida por um estatuto e com sede na cidade de Itu (SP) - à rua Dr. Lauro de Souza Lima, 591, Vila Martins -, e tem como objetivos informar e trabalhar a prevenção do bullying entre os estudantes, com atividades de conscientização e valorização da vida humana. A página no Facebook “Amigos do Bullying Diga Não” (www.facebook.com/nao.bullying) hoje já conta com cerca de cinco mil seguidores.

 

Assessoria de Imprensa – vereador Francisco França (PT)