23/04/2015 08h17

A iniciativa foi da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que ressaltou a importância do escotismo na formação de crianças, adolescentes e jovens

 

O Dia do Escoteiro, que integra o calendário oficial do município no dia 23 de abril de cada ano, foi comemorado em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de quarta-feira, 22, por iniciativa da vereadora Neusa Maldonado (PSDB). Além da vereadora, também fizeram uso da palavra, ressaltando a importância do escotismo, o secretário municipal de Esportes e Lazer e vereador licenciado Francisco Moko Yabiku (PSDB), autor da Lei 8.839/2009. que instituiu a data; o comissário do 2º Distrito Escoteiro, João Roberto, e o fundador do Grupo Escoteiro Baltazar Fernandes, reverendo Matheus Benevenuto Júnior. O evento contou com a presença de autoridades e a participação de grupos de escoteiros de Sorocaba.

 

Além da proponente da sessão solene, também compuseram a mesa de honra da solenidade o secretário e vereador licenciado Francisco Moko Yabiku, representando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio; o reverendo Matheus Benevenuto Júnior, fundador do Grupo Escoteiro Baltazar Fernandes; o primeiro presidente do referido grupo, Archimedes Alvarenga; seu atual presidente, Jorge Alvarenga; o comissário do 2º Distrito Escoteiro, João Roberto; e a guarda municipal Simone Liuti Rosa, representando o comandante da Guarda Civil Municipal, Benedito Zanin.

 

Foram homenageados durante a sessão solene: Matheus Benevenuto Júnior e Zila Rodrigues Alves Benevenuto, fundadores do Grupo Escoteiro Baltazar Fernandes, e Jorge Henrique Alvarenga, presidente do grupo; Elza Maria Rodrigues, chefe dos lobinhos do Grupo Escoteiro Santana; Dorotéia Rafael, presidente do Grupo Escoteiro Tropeiros; Jociel Antônio Sonee Basso, presidente do Grupo Escoteiro Ipanema.

 

Também receberam homenagem: Maria Helena Silva Rosa, do Grupo Escoteiro Albino Bueno de Camargo; Francisco Ayres dos Santos, do Grupo Escoteiro Sorocaba Oeste; Lourival Cesário da Silva, do Grupo Escoteiro Vuturaty; capitão Fábio Santos Haro, presidente do Grupo Escoteiro Tobias de Aguiar; Afonso Celso de Oliveira, do Grupo Escoteiro Rekôy; Silvio Ferreira Teijeira, presidente do Grupo Escoteiro Taperá; Hermógenes Casarine Júnior, presidente do Grupo Escoteiro XV de Novembro.

 

A vereadora Neusa Maldonado ressaltou que, há mais de um século, desde que foi fundado pelo militar Robert Baden-Powell (1857-1941) em 1907, na Inglaterra, o escotismo vem contribuindo com a formação de crianças, adolescentes e jovens em todo o mundo: “O escotismo valoriza a honra, o trabalho em equipe e o amor pela natureza, além da disciplina. Por isso, ele é um importante complemento à educação escolar dos jovens e merece todo apoio” – argumenta a parlamentar ao justificar a realização da sessão solene.