27/04/2015 10h14

O projeto de lei, de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), visa estimular as pessoas a se tornarem doadoras regulares de sangue

 

Doadores regulares de sangue poderão ser beneficiados com meia-entrada em eventos de cultura, esporte, lazer e entretenimento realizados no município. É o que estabelece projeto de lei de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), que entra em primeira discussão na pauta da sessão ordinária da próxima terça-feira, 28. O projeto garante aos doadores de sangue um desconto de 50% no ingresso cobrado em teatros, museus, cinemas, circos, feiras, exposições, zoológicos, parques, pontos turísticos, estádios, casas de espetáculos, congressos, simpósios e demais eventos de cultura, esporte, lazer e entretenimento.

 

De acordo com o projeto de lei, são beneficiários da meia-entrada os doadores durante três meses após a doação, no caso dos homens, e quatro meses para mulheres. Para ter direito ao benefício previsto no projeto de lei, o doador de sangue precisa ser devidamente identificado pelos hospitais e bancos de sangue do município. E tanto no ato da compra da meia-entrada, como no momento do ingresso no evento, deverá apresentar sua identificação oficial como doador regular de sangue.

 

Justificando a proposta, Marinho Marte salienta que tem crescido a demanda por sangue e o número de doadores tem-se mostrado insuficiente para atender essa demanda. “Por isso precisamos incentivar as pessoas a se tornarem doadores regulares de sangue”, afirma o parlamentar. Marinho Marte lembra que, segundo levantamento do Pró-Sangue (hemocentro do Estado de São Paulo), realizado em 2013, apenas 25% dos doadores naquele ano repetiram a doação, enquanto 45% eram doadores esporádicos e 30% doaram sangue uma só vez.