De autoria do vereador Izídio de Brito (PT), o referido dia será comemorado anualmente no dia 11 de novembro
Com o objetivo de evitar a transformação de problemas sociais em doenças, acaba de ser instituído o Dia Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação e da Sociedade, que será comemorado anualmente em Sorocaba no dia 11 de novembro de cada ano. É o que estabelece a Lei 11.101, de 13 de maio de 2015, de autoria do vereador Izídio de Brito Correia (PT), publicada na edição desta sexta-feira, 13, do Jornal Oficial do Município de Sorocaba.
Na justificativa da lei, Izídio de Brito salienta que está ocorrendo na sociedade contemporânea um processo de “medicalização da vida”, em que muitos problemas sociais ou existenciais são tratados como transtornos biológicos e transformados em doenças. “Uma vez classificadas como ‘doentes’, as pessoas tornam-se ‘pacientes’ e consequentemente ‘consumidoras’ de tratamentos, terapias e medicamentos”, afirma o autor da lei.
O vereador salienta que essa medicalização exacerbada tem ocorrido inclusive no âmbito da educação básica, prejudicando o aprendizado das crianças. De acordo com Izídio de Brito, o objetivo da nova lei é suscitar a discussão desse problema na sociedade, envolvendo as famílias, profissionais de saúde e educação, formadores de opinião e autoridades, entre outros segmentos.