15/05/2015 11h29

Francisco França (PT) afirma que o antigo prédio, utilizado como posto de beneficiamento de laranjas, no bairro Árvore Grande, está abandonado pela Prefeitura

 

As imagens são revoltantes. Mato alto, sujeira, janelas quebradas, lixo e roupas espalhadas, além de muitos recipientes com água parada e que podem servir como criadouro para as larvas do mosquito transmissor da dengue. Este é o triste cenário do galpão conhecido como “Packing House”, utilizado por décadas como posto de beneficiamento de laranjas. O prédio, localizado à Rua Epitácio Pessoa, 269, no bairro Árvore Grande – concedido pelo governo do Estado de São Paulo para uso da Prefeitura de Sorocaba –, está apodrecendo aos poucos. O local não recebe nenhuma manutenção há meses e está servindo como depósito de lixo, criatório de insetos e de animais peçonhentos, além de servir de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas.

 

O vereador Francisco França (PT), indignado com a situação do antigo galpão, falou na tribuna do Plenário da Câmara de Sorocaba, durante a sessão do último dia 14 de maio, sobre o abandono do poder público municipal em relação àquele espaço e mostrou imagens da degradação externa e interna do referido prédio. “A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou inúmeras vezes que faria deste espaço um museu da citricultura, já que o galpão representa todo o trabalho de beneficiamento e de comercialização de laranja realizado por décadas na cidade”, ressalta. “A Prefeitura também divulgou, ainda no governo de Vítor Lippi (PSDB), o interesse de executar um outro projeto naquele espaço que seria a criação de um museu do automóvel junto ao Carrasqueiro Clube. Uma proposta que também não saiu do papel. Desde então, o galpão vem sendo ignorado pelo poder público municipal”, enfatiza o vereador.

 

Requerimento – Dessa forma, o vereador França protocolou requerimento à Prefeitura de Sorocaba cobrando explicações sobre o estado de abandono do antigo galpão de laranjas. O parlamentar quer saber do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) o porquê da falta de manutenção do local e o porquê da demora em se definir um projeto para uma utilização adequada daquele espaço em benefício da população sorocabana. “Já que se trata de um prédio concedido pelo governo paulista para uso do município de Sorocaba por que a administração municipal tem deixado os cuidados do local de lado e, pior, deixando de fazer o básico que são a limpeza e o corte da grama da área externa”. A Prefeitura de Sorocaba tem um prazo de 15 dias para responder oficialmente ao requerimento do vereador.