Na manhã desta sexta-feira, 2, o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio Sorocaba I (PR), assinou contratos de acordo de cooperação técnica com a Universidade de Sorocaba (Uniso) e com a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), que irão fornecer materiais em vídeo produzidos pelas instituições para serem transmitidos pela TV Legislativa em canal aberto, que está em fase final de implantação.
O presidente da Câmara foi recebido na Uniso pelo reitor, Fernando Del Fiol, pelo professor e fundador da universidade, Aldo Vanucchi, pela coordenadora do curso de Jornalismo, professora Andréa Sanhudo, e pelo coordenador do laboratório de comunicação, professor Fernando Negrão Duarte. Além de assinar o contrato, Cláudio também falou a estudantes do curso de Comunicação sobre a importância do novo espaço para que eles possam mostrar a toda a população o trabalho que produzem.
Na Facens o contrato de cooperação foi assinado com o reitor, Paulo Carvalho (foto), que mostrou ao parlamentar os novos laboratórios e projetos desenvolvidos pela faculdade. “Somos uma instituição sem fins lucrativos e queremos manter a filosofia de uma faculdade cidadã, por isso o acordo com a Câmara será muito importante para mostrar à sociedade o trabalho social desenvolvido pelos alunos”, comemorou Carvalho.
A TV aberta
A iniciativa de se criar uma rede nacional de TV digital para cobrir os trabalhos legislativos surgiu na Câmara dos Deputados e teve o apoio do Senado Federal. Um acordo firmado, em novembro do ano passado, entre o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba e os presidentes da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de São Paulo liberou o processo de implantação da TV Legislativa em canal aberto para Sorocaba.
O projeto teve início em 2009, com a inauguração da TV Legislativa da Câmara Municipal de São Paulo. Desde então, a Rede Legislativa de TV Digital, com sinal aberto, está sendo expandida pelo Brasil, chegando a mais de 50 milhões de telespectadores. Agora, falta pouco para que os moradores de Sorocaba possam acompanhar as sessões da Câmara, no canal aberto pelo canal 61 – que irá agregar em todo o país as TVs Legislativas do Congresso nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais – sem a necessidade te possuir uma assinatura de TV paga.
A Rede Legislativa de TV Digital já é realidade em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Goiânia e Manaus, e mais de 300 Câmaras Municipais de todo o país já pediram para aderir à rede. Municípios do mesmo porte de Sorocaba, como Ribeirão Preto e alguns com menos habitantes, como Piracicaba, Barretos, Bauru, Jacareí, Jaú e Tupã, já têm nas suas câmaras a rede legislativa.