03/11/2015 08h18

Fernando Dini (PMDB) lembra que a campanha tem como objetivo chamar a atenção para a realidade atual do câncer de próstata

 

Através da sua página oficial (www.fernandodini.com.br) e de seu perfil no Facebook (www.facebook.com/vereadordini), o vereador Fernando Dini (PMDB) está manifestando apoio à campanha “Novembro Azul”. Ela tem o objetivo de chamar a atenção e quebrar paradigmas, para a realidade atual do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

 

Dini ressalta que o importante é focar no assunto não somente em novembro, mas durante todo o ano. “Essa doença é implacável e não tem data para se manifestar. Por isso, foi criada essa campanha, a cada mês de novembro, com o objetivo de conscientizar os homens de que é fundamental que esse cuidado, esse carinho que o homem precisa ter para com ele mesmo, seja reforçado”, afirma.

 

Em 2015, centenas de ações ocorrerão em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul. “Este ano ainda criaram um portal (www.novembroazul.com.br), com um leque maior de informações. O objetivo é fazer com que o homem preste mais atenção a sua saúde”, lembra o parlamentar.

 

Câncer de próstata – A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Confira os principais aspectos da doença:

 

Estatísticas – O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

 

Diagnóstico – A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

 

Fatores de Risco – A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

 

Prevenção – Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/PMDB)