O vereador Carlos Leite (PT) está questionando o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) e o Comando da Polícia Ambiental sobre apreensão e tráfico de animais em Sorocaba, bem como sobre comercialização de animais silvestres e nascimentos e óbitos no Zoológico Quinzinho de Barros.
Leite protocolou nesta quarta-feira (09) requerimento endereçado ao Comando da PM, solicitando o envio para seu gabinete, de uma lista com todos os animais apreendidos em Sorocaba nos últimos 5 anos, que foram encaminhados ao Zoológico, quer tenham sido apreendidos no comércio ilegal, quer tenham sido capturados. Leite questiona se a PM já apreendeu animais silvestres com pessoas que disseram que os mesmos tivessem como origem o Zoológico de Sorocaba. Ele também quer saber se a PM já recebeu denúncia de tráfico de animais silvestres provenientes do Zoológico.
No dia 16 de novembro, o parlamentar já havia protocolado requerimento cobrando informações do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) sobre os animais do Quinzinho de Barros. O prazo final para resposta do requerimento é o dia 24 de dezembro. No documento, o vereador pede um inventário de todos os animais em cativeiro, bem como uma lista contendo todos os animais que nasceram ou foram entregues pela PM, bem como aqueles oriundos de doações, nos últimos 5 anos.
"Queremos a lista de todos os nascimentos e óbitos que ocorreram no Zoológico, bem como dos animais que foram entregues a ele pela PM, por concessionária de rodovias, universidades, bombeiros, dentre outros", informa o vereador.
Caso grave - O vereador Carlos Leite classificou como grave e preocupante as denúncias de que animais foram retirados do Zoológico Quinzinho de Barros para participar de uma festa infantil, bem como as denúncias de que uma empresa privada estaria realizando cursos no Zoológico, utilizando animais silvestres, e cobrando por isso.
"São informações graves que precisam ser esclarecidas. Com nossos requerimentos, vamos fazer uma análise dos dados que nos serão passados e buscar respostas sobre a lisura do processo trato dos animais do Zoológico, que é um patrimônio muito querido por todos os sorocabanos e sobre quem não pode pairar dúvidas ou denúncias", disse Leite.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Carlos Leite – PT)