15/12/2015 08h45
 

Em comemoração aos 10 anos do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), o vereador Izídio de Brito Correia (PT) promove sessão solene no dia 16 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19h, na Câmara Municipal. Atualmente, a entidade beneficia com uma alimentação saudável mais de 18 mil pessoas carentes e arrecada, em média, cerca de 120 toneladas de alimentos ao mês.

 

O Banco de Alimentos é uma organização não-governamental criada em dezembro de 2005 com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome e na segurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social em Sorocaba e região.  Isso se dá através da arrecadação, separação, higienização e distribuição de alimentos.

 

Durante a solenidade serão homenageadas pessoas que fizeram parte da história da entidade, como: Carlos Roberto de Gaspari e Neide Gutiyama, fundadores do BAS; Maria Lucia Gonçalves e Cláudio Antonio de Farias; diretores da entidade desde a sua fundação; e Jurandir Rosa da Cruz e Meire Ellen Rodrigues, funcionários mais antigos da OBG. A Etec Rubens de Faria e Souza, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Ceagesp Sorocaba (Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo) também serão homenageadas como parceiras-fundadoras da entidade.

 

História - O Banco de Alimentos de Sorocaba teve como alicerce a campanha Natal sem Fome, uma arrecadação natalina de alimentos realizada de 1994 a 2012 pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ONGs, Igrejas e entidades beneficentes.

 

Em 2003, com o lançamento do Programa Fome Zero, do governo federal, e do Mapa da Fome, formulado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a iniciativa ganhou novo impulso e, em 16 de dezembro de 2005, foi fundado o Banco de Alimentos. A entidade funciona no pavilhão administrativo da Ceagesp de Sorocaba, na Rua Terêncio Costa Dias, nº 300, Parque Santa Isabel.

 

(Assessoria de Imprensa – Izídio de Brito Correia – PT)